Notícias

19/07/2018 19/07/2018 13h07m

Prefeitura apresenta, na Câmara de Vereadores, Plano Municipal de Saúde a conselheiros municipais


Plano foi apresentado, debatido e votado na manhã desta quinta-feira (Foto: João Vilnei)

Documento reúne, entre outros tópicos, as ações que serão implementadas na área pels próximos quatro anos, no período de 2018 a 2021

Concluindo um trabalho que iniciou na metade do ano passado, a Prefeitura de Santa Maria apresentou, na manhã desta quinta-feira (19), o Plano Municipal de Saúde para os conselheiros municipais da área. A apresentação do documento ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores, oportunidade em que o plano foi debatido, votado pelos representantes e aprovado com unanimidade.

O Plano Municipal de Saúde reúne as ações que serão implementadas pelo Executivo na área, pelos próximos quatro anos, de 2018 a 2021. Durante a apresentação do documento, a assessora de Gestão, Projetos e Planejamento da Secretaria de Saúde do Município, Ana Paula Seerig, detalhou os tópicos que compõem o Plano Municipal, enfatizando que o documento apresenta, entre outros pontos, aspectos históricos e geográficos da cidade, o perfil epidemiológico, a estruturação da Rede de Saúde, bem como a Gestão da Saúde do Município.

Ana Paula ainda explicou que o Plano foi estruturado a partir de cinco eixos norteadores, são eles: Redes de Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; Educação em Saúde; Transversalidade da Vigilância em Saúde; e Controle Social. Na oportunidade, Ana Paula apresentou o objetivo e as diretrizes de cada eixo e, depois, foi feita a apreciação por parte dos conselheiros. O Plano foi elaborado seguindo o Plano Plurianual do Município (PPA), as demandas levantadas nas Conferências Municipais realizadas na cidade, bem como as necessidades da comunidade.

“O Plano Municipal de Saúde é uma construção coletiva, que demonstra o comprometimento e a preocupação dos servidores da Prefeitura com o nosso usuário. Esse documento foi pensado e debatido com o objetivo de promover melhorias para a área da Saúde de Santa Maria”, enfatizou a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, destacando que servidores, gestores, integrantes do controle social e representantes de instituições de Ensino Superior participaram da construção do plano. 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial