Notícias

19/07/2018

Experiência e formação nas escolas rurais são apresentadas pelo Programa Mosaico de Saberes do Campo


 Secretária adjunta e coordenadora pedagógica apresentaram os resultados obtidos com o programa (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação foi apresentado durante a 25ª Feira de Cooperativismo

 

O Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo (Promsac) é um importante projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santa Maria desde o ano passado. Sua formação – que fomenta a socialização dos saberes e fazeres vividos pelos professores, alunos, pais e comunidade no contexto rural – contribuí para a qualificação das práticas docentes e discentes no que diz respeito ao processo de ensino e de aprendizagem.

No último final de semana, a secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Rocha Farias, e a coordenadora pedagógica da pasta, Cláudia Bassoaldo, apresentaram o programa na 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP), durante relato e mostra de experiências no seminário “Educação: Economia Solidária e Ética”.

Na ocasião, a secretária e a coordenadora falaram como é o funcionamento do programa e quais seus objetivos, ressaltando que o Promsac se constitui em dois eixos: na formação continuada, para docentes que atuam nas escolas de campo; e no Turismo Rural Pedagógico “Veredas do Campo”, que abrange os alunos da Rede Municipal de Ensino.

“O Promsac traz um novo conceito de formação, permeado pelas especificidades e cultura do campo. Os sujeitos assumirão duplo fazer: o do ensinar e o do aprender, ancorado nos pilares do desenvolvimento social, sustentável, valorização e respeito à diversidade do campo e identidade, empreendedorismo e cidadania”, disse a secretária adjunta, Maria Goretti.

Também participou da FEICOOP, o ônibus “Promotores da Leitura”, que integra projeto da Secretaria de Educação no intuito de despertar a criatividade e incentivar a leitura dos estudantes da rede.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial