Notícias

13/07/2018 13/07/2018 22h43m

Feira Internacional do Cooperativismo movimenta o Bairro Medianeira durante o final de semana


Como apoiadora do evento, Prefeitura esteve representada, na abertura oficial, pelo chefe do Executivo e por secretários municipais

 

Até domingo (15), Santa Maria é reconhecida como a capital mundial da economia solidária. Começou nesta quinta-feira (13), a 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP). A abertura oficial do evento, na tarde desta sexta-feira (13), reuniu autoridades políticas e religiosas, representantes de entidades de classe, de movimentos sociais e de organizações não governamentais ligadas ao cooperativismo, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, localizado no Bairro Medianeira. Além da FEICOOP, a solenidade também marcou o início do 3º Fórum Mundial Temático de EcoSol e da 3ª Feira Mundial de EcoSol.

Antes dos pronunciamentos oficiais, homenagens à vereadora carioca Marielle Franco, à santa-mariense Isadora Viana da Costa – ambas assassinadas – e ao precursor do conceito de economia solidária no Brasil, o austríaco naturalizado brasileiro, Paulo Singer, marcaram o início da cerimônia.

O prefeito Jorge Pozzobom participou da solenidade, realizada no palco principal da feira. Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, o chefe do executivo destacou que o Jubileu de Prata da FEICOOP é um presente aos 160 anos de emancipação político-administrativa de Santa Maria.

“Este é o segundo ano que eu atuo como coordenador da FEICOOP representando a Prefeitura. E é um motivo de muito orgulho fazer parte desta feira da solidariedade nos 160 anos de Santa Maria. A FEICOOP é feita com muito amor e Santa Maria é uma cidade abençoada por ter esse evento há 25 anos”, afirmou Pozzobom.

A vice-presidente da Cáritas Brasileira e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, rememorou a trajetória da FEICOOP nos 25 anos de realização em Santa Maria, reunindo pessoas de diferentes nacionalidades e brasileiros de todos os estados da federação.

“Se fôssemos colocar em livro os 25 anos da Feira Internacional do Cooperativismo, não teríamos tempo de para escrever toda a história. Quando começamos, lá na década de 1990, muitos não acreditaram na ideia da economia solidária. Mas persistimos porque muitas pessoas apostaram na força e na grandeza deste evento”, concluiu Irmã Lourdes.

Segundo a coordenadora, mais de 70 comissões e cerca de 500 voluntários são responsáveis pela realização do evento. A FEICOOP segue até domingo (15) e o horário de visitação é das 7h às 20h (no sábado) e das 7h30min às 18h (no domingo), com entrada franca. O estacionamento, junto ao Parque da Medianeira, é gratuito.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial