Notícias

10/07/2018 11/07/2018 13h46m

Parque Natural Municipal dos Morros recebe visitação técnica de entidades do Estado


Analistas ambientais e integrantes do 4° Batalhão Ambiental participaram da visita técnica (Foto: João Alves)

Ações para preservação de Corredor Ecológico da Quarta Colônia foram demonstradas durante visitação

 

Na tarde desta terça-feira (10), analistas ambientas da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) de Porto Alegre, juntamente com representantes do 2° Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Santa Maria e integrantes do Parque Estadual da Quarta Colônia realizaram uma visita técnica Parque Natural Municipal dos Morros. Na ocasião, o grupo foi guiado pelo secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, Guilherme da Rocha, com o objetivo de desenvolver ações integradas de proteção ao local.

O Parque Natural Municipal dos Morros está localizado na área urbana de Santa Maria e possui rica biodiversidade local. Pela parte da manhã, foram apresentados planos de ações para a preservação do local e, dando segmento a estas ações, a visita técnica encerrou a programação do dia. As atividades serviram para ampliar a discussão dessas diretrizes com a apresentação do local aos analistas presentes.

O Corredor Ecológico da Quarta Colônia é caracterizado como área protegida e instrumento de gestão territorial. A analista ambiental Luisa Lokschin destaca a importância da visita ao local para elaboração de ações de apoio. O Corredor Ecológico da Quarta Colônia estabelece a conectividade entre varias unidades de conservação e fragmentos florestais bem conservados da Mata Atlântica, ou seja, ele liga o Parque Estadual da Quarta Colônia com outras Unidades de Conservação e até a uma terra indígena.

“Viemos até aqui para dar o apoio técnico necessário e para conhecer a área de preservação do Corredor Ecológico”, afirma Luisa.

Como o Parque Natural Municipal dos Morros não fica muito distante da área urbana da cidade, o secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, Guilherme da Rocha, salientou a importância de ações integradas para a proteção do parque.

“Damos muita importância a ações integradas para proteção desta área. Por isso, é importante a presença do 2° Batalhão Ambiental aqui conosco.”

 

VISITAÇÃO:
A Unidade de Conservação pode ser visitada mediante autorização especial fornecida pela Secretaria de Município de Meio Ambiente para casos de pesquisa, visita de escolas, universidades e outros órgãos ou instituições. Para turismo e esportes é necessário contatar o Grupo Bandeirantes da Serra, organização civil sem fins lucrativos responsável pela visitação, conforme Decreto Executivo 012/2016.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO:
Período para a visitação de sábado a domingo, das 8h às 18h. 

ENDEREÇO:
Rua Garibaldi Luiz Schimdt - Santa Maria - RS

CONTATOS:
(55) 3921-7151 e (55) 3921-7150

 

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Natalie Aires
Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial