Notícias

14/06/2018

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente participam de seminário sobre o bioma Mata Atlântica


Atividade é promovida pela Sociedade Santa-mariense de Engenheiros Florestais (Foto: João Alves)

Evento tem o objetivo de esclarecer questões técnicas e legais, o que dará suporte ao trabalho desenvolvido por engenheiros florestais da pasta

Com o objetivo de qualificar o trabalho desenvolvido pelo Executivo Municipal, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Município participam, ao longo desta quinta-feira (14), de um seminário sobre o bioma Mata Atlântica. A atividade é promovida pela Sociedade Santa-mariense de Engenheiros Florestais (Sosef) e ocorre em paralelo às ações da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A atividade, realizada no campus da UFSM, contou com a participação três engenheiros florestais da Secretaria de Meio Ambiente, além do secretário adjunto da pasta, Guilherme Rocha. Conforme o engenheiro florestal da Secretaria, Luiz Geraldo Cervi, que preside a Sosef, o objetivo do evento é discutir, de forma ampla, o bioma Mata Atlântica, tanto nos aspectos técnicos, quanto legais, o que dará suporte ao trabalho que é desenvolvido pelos profissionais do Município.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Santa Maria firmou um Termo de Cooperação com o Departamento de Biodiversidade e com a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado que delega ao Município de Santa Maria a competência para o licenciamento e fiscalização das atividades e empreendimentos localizados em áreas de Mata Atlântica dentro dos limites do Município. O termo estabelece procedimentos para a preservação, a conservação, a recuperação e a melhoria do Meio Ambiente.

“Muitas vezes, há um conflito de informações, especialmente quanto à delimitação dos biomas, o que gera insegurança para atuarmos. Discutir a Mata Atlântica, a sua estrutura, delimitação e legislação, nos dá subsídios para atuar com segurança jurídica, com propriedade. Nos possibilita entender a posição dessas áreas, nos dando respaldo para realizar os licenciamentos”, explica Cervi.

O evento desta quinta-feira contou, durante a manhã, com palestras do professor José Newton Marchiori e do engenheiro florestal Tarso Isaía, que foram abertas ao público em geral. À tarde, está prevista uma oficina teórica sobre identificação de plantas da Mata Atlântica. A mesma atividade terá continuidade no sábado (16), no Hotel Fazenda Pampas. No entanto, as inscrições já estão encerradas.

“Antes, a gestão florestal em áreas de Mata Atlântica era de competência do Estado. Agora, o Município tem autonomia para exercer essa função, por meio de licenciamento e fiscalização. Assim, as questões técnicas, descritivas e legais que estão sendo abordadas neste evento são de fundamental importância para o trabalho que o Município desenvolve. Precisamos desse embasamento, para evitarmos implicações nessas atividades que necessitam de licenciamento”, ressalta o secretário adjunto Guilherme Rocha.  

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
S
uperintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial