Inicial > Notícias > Em encontro na AM-Centro, secretários de...

Notícias

12/06/2018

Em encontro na AM-Centro, secretários de Saúde da região discutem sobre a judicialização da Saúde


Defensora pública destacou a importância de os municípios alinharem as demandas e trabalharem de forma conjunta (Foto: Deise Fachin)

Entidade trabalha na criação de um Comitê Regional da Saúde, para tratar demandas da área

A judicialização dos serviços de Saúde foi, mais uma vez, tema de debate entre secretários de Saúde da Região Central do Estado. Nesta terça-feira (12), os gestores trataram sobre o tema durante um encontro na Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro).

Na oportunidade, o presidente da AM-Centro, Tiago Gorski, destacou que o debate é uma continuidade do evento sobre o tema realizado em maio no Recanto Maestro, em Restinga Seca. Segundo Gorski, a partir do evento, levantou-se a necessidade da criação de um Comitê Regional da Saúde, para debater as demandas e necessidades e buscar um alinhamento regional frente aos assuntos referentes à judicialização. Assim, a AM-Centro tem trabalhado na criação e regulamentação deste comitê, que terá a participação e coordenação da defensora pública de Santa Maria, Raquel Dorneles.

Raquel esteve presente no encontro desta terça-feira, conversando com os secretários de Saúde. A defensora pública destacou a importância de um trabalho conjunto entre os municípios, de forma a alinharem as demandas e buscarem soluções de forma integrada, já que os problemas tendem a se repetir. Na oportunidade, Raquel destacou a experiência de Santa Maria e Gravataí, cidades nas quais foram firmadas parcerias entre a Prefeitura e a Defensoria Pública para se reduzir a judicialização das ações. Santa Maria é a cidade do Estado que mais judicializa ações de Saúde no Brasil e, em função disso, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Estado, em que foram alocados dois estagiários diretamente na Defensoria, para tratar as ações direcionadas.

“Estamos fechando um ano desse processo em Santa Maria e, agora, é a hora de fazer a leitura dos dados para, então, darmos encaminhamento para políticas públicas. Não tenho, aqui, a pretensão de resolver os problemas da área da Saúde, mas nosso objetivo é ajudar vocês, conhecer as demandas dos municípios e buscar soluções em comum”, explicou Raquel.

“O trabalho que estamos realizando aqui em Santa Maria está sendo repassado para os demais municípios. É muito importante trabalharmos de forma conjunta, para melhorarmos processos e o atendimento aos usuários”, comentou a secretário de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, que também participou do encontro.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial