Inicial > Notícias > Prefeitura inicia programa de formação para...

Notícias

23/05/2018

Prefeitura inicia programa de formação para professores do 6º ano das escolas do Município


Formação contará com encontros presenciais e a distância (Foto: João Alves)

Atividade iniciou com os docentes da Educação Física, mas todas as disciplinas do currículo participarão da formação, que tem carga horária de 40 horas

Buscando a qualificação dos professores, a melhoria nos indicadores e, acima de tudo, a atenção voltada aos estudantes, a Prefeitura de Santa Maria deu início, na manhã desta quarta-feira (23), a um programa de formação para os professores do 6º ano das escolas municipais da cidade. O projeto terá carga horária de 40 horas, com encontros presenciais e a distância, e é promovido pela Secretaria de Educação, com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN).

A formação iniciou com os professores de Educação Física, mas, conforme a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Cláudia Bassoaldo, todas as disciplinas do currículo serão contempladas com o curso.

Cláudia explica que, neste ano, o foco da Secretaria de Educação é a aprendizagem. Segundo ela, a partir dos indicadores do Município, foi constatado um grande índice de reprovação e abandono de alunos do 6º ano. Assim, a formação tem o objetivo de voltar o olhar para estes estudantes, com reflexos também aos alunos do 7º ao 9º ano, em função de que muitos dos professores também se dividem entre essas turmas.

“Queremos sensibilizar os professores do 6º ano para que tenham um olhar diferenciado para este aluno. Hoje, o estudante chega a 6ª série muito jovem, ainda uma criança, e tem o impacto da mudança de passar a ter mais de um professor – do Pré ao 5º ano apenas um docente ministra as aulas. Queremos, com essa formação, auxiliar nessa relação e mudar os indicadores”, explicou Cláudia.

A formação será centrada no currículo, na metodologia e avaliação, mas também terá um viés voltado para as fases do desenvolvimento, inovação e criatividade. Durante a abertura da atividade, a secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, destacou a importância desse processo, ressaltando que as formações anuais continuarão a ser desenvolvidas.

“A educação continuada é permanente no setor de trabalho da Secretaria de Educação e entendemos esse processo como um espaço para a troca de saberes e conhecimentos. No caso específico da Educação Física, essa é uma área extremamente importante, que trabalha a saúde, o cuidado e a formação cidadã. Queremos fortalecer vocês lá na ponta, na realidade que vocês vivenciam”, destacou a secretária.

A formação desta quarta-feira foi conduzida pela professora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, Luciane Sanchotene Daronco. Assim como na atividade voltada para os professores da Educação Física, na disciplina de Ciências, as ações terão o apoio da UFSM. Já nas demais disciplinas, a participação é de profissionais da UFN. Os professores de cada disciplina passarão por mais de um encontro cada.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial