Notícias

18/04/2018

Prefeitura de Santa Maria lança o 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras


Nos dias 17 e 18 de novembro, o Município receberá cerca de 35 delegações para participar da competição

 

A Banda Marcial Manoel Ribas, a Banda do Maneco, é a mais antiga em atividade no Rio Grande do Sul. São 62 anos de histórias e recordações em Santa Maria e região. Sabendo da importância da banda para a cidade, a Prefeitura de Santa Maria lançou, no final da tarde desta terça-feira (17), o 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, aqui na cidade Coração do Rio Grande.

É a primeira vez que o campeonato é realizado no Município e a expectativa é reunir 35 delegações de 18 cidades gaúchas, o que representa o envolvimento de, aproximadamente, 2,5 mil pessoas em Santa Maria. Durante o lançamento, os cerca de 120 componentes se apresentaram e mostraram a todos os porquês de a cidade ser referência quando o assunto é relacionado às bandas marciais.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, participaram do lançamento e lembraram do envolvimento da Prefeitura para trazer o evento para Santa Maria. Ambos ressaltaram que história da Banda do Maneco se mistura com a da cidade e destacaram que o apoio ao conjunto é um compromisso de Governo.

“Volto com carinho a esta escola em que estudei de 1986 a 1988. Estamos honrando o compromisso de apoiar a Banda do Maneco e incentivar as iniciativas como o campeonato estadual. Vocês merecem todo o apoio e reconhecimento, pois levam nossa história com orgulho”, disse o chefe do Executivo.

Os presidentes dos Amigos da Banda Marcial Manoel Ribas e da Federação das Bandas Marciais do Rio Grande do Sul, Reinaldo Azevedo e Célio Fontoura, respectivamente, agradeceram o empenho da Prefeitura em realizar o evento. Conforme eles, as bandas marciais remetem às boas lembranças da população, já que muitos santa-marienses fizeram parte das bandas da cidade, seja no Manoel Ribas ou dos conjuntos que existiam em outras escolas.

“Me sinto muito honrado em fazer parte da história da banda e contribuir para a formação destes jovens. Prefeito, o senhor está realizando um sonho e propiciando a todos matarmos a saudades dos grandes desfiles da mocidade”, afirmou Reinaldo.

A partir do lançamento do 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, a organização começará a estudar onde serão realizados os desfiles, a estrutura necessária e os apoios que serão precisos para colocar as bandas nas ruas da cidade.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial