Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria realiza 10º...

Notícias

16/04/2018 16/04/2018 14h33m

Prefeitura de Santa Maria realiza 10º Encontro de Formação do Programa Saúde na Escola


Evento é exclusivo para professores das escolas municipais e estaduais do Município que estejam cadastradas no programa

 

Estão abertas as inscrições para o 10º Encontro de Formação do Programa Saúde na Escola (PSE), a ser realizado na próxima quinta-feira (19), nas dependências da W Eventos, anexo ao Hotel Itaimbé (Rua Venâncio Aires, nº 2741 – Centro). O curso é destinado ao processo formativo dos profissionais da Saúde e da Educação com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas nestas áreas. Interessados em participar devem efetuar inscrição neste link.

Podem participar da atividade professores das escolas municipais e estaduais de Santa Maria que estejam cadastradas no PSE. Também há espaço para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Município. Atualmente, 49 escolas fazem parte do Programa Saúde na Escola, totalizando 12.283 alunos que poderão ser beneficiados pela formação dos professores.

O 10º Encontro de Formação do Programa Saúde na Escola é promovido pela Prefeitura de Santa Maria e realizado pelas secretarias de Educação e de Saúde. Na programação serão discutidos temas como Cyber Bullyng e navegação segura na Web, potencialidades, dificuldades e desafios das escolas promotoras de Saúde, tabagismo, entre outros.

Segundo a coordenadora do projeto na Secretaria de Saúde, Eliane Socal, por se tratar de uma atividade de formação, o evento é realizado com regularidade. O próximo Encontro de Formação do Programa Saúde na Escola deve ocorrer em junho, em data a ser divulgada.

“No dia 19 de abril acontece a primeira edição deste ano, mas outras devem ocorrer até o final de 2018. O encontro segue com o objetivo de integrar Saúde e Educação, permitindo a integração entre os saberes para o desenvolvimento de ações coletivas”, explica a coordenadora.

 

SERVIÇO:
O QUE: 10º Encontro de Formação do Programa Saúde na Escola
QUANDO: Dia 19 de abril, quinta-feira, das 8h às 17h
ONDE: W Eventos, anexo ao Hotel Itaimbé (Rua Venâncio Aires, nº 2741 – Centro)
QUEM PODE PARTICIPAR: professores das escolas municipais e estaduais cadastradas no programa (veja listagem completa aqui), além de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Município.
INSCRIÇÕES: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

 

PROGRAMAÇÃO
8h às 8h30min - Credenciamento e Abertura
8h30min às 9h45min - Cyber Bullying e navegação segura na web – Profª. Advogada Patrícia dos Reis e equipe da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES)
9h45min às 10h - Intervalo
10h – 11h30min - Escolas promotoras de Saúde (potencialidades, dificuldades, desafios) – Enfermeira Maria das Graças de Oliveira Siqueira, da Secretaria de Município da Saúde (SMS) e Profª. Luana Fietz Raznievski, da Secretaria de Município de Educação (SMED)
11h30min às 12h - Discussão e debate
12h às 13h30min - Almoço
13h30min às 15h – Tabagismo, com a Enfermeira Evanir Parcianello - da Secretaria de Município da Saúde (SMS)
15h às 15h15min - Intervalo
15h15min às 16h30min - Avaliação Visual, com a Enfermeira Helena Noal e equipe, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) – Consultório Itinerante
16h30min às 17h – Discussão e debate

 

SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
O PSE é um programa intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, criado com o objetivo de proporcionar atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do Ensino Básico, no âmbito das escolas públicas e unidades da Estratégia de Saúde da Família.

Os alunos atendidos através dessa iniciativa passam por avaliações clínicas, como por exemplo, avaliações da saúde bucal, oftalmológica, antropométrica, nutricional, auditiva, e atualização do calendário de vacinação, além de diversas ações de promoção e prevenção à saúde.

A adesão de Santa Maria ao PSE ocorreu entre 2014 e 2015. A partir do cadastramento no programa, as instituições de ensino devem realizar as seguintes ações obrigatórias:

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
2. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável;
3. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
4. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
5. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
6. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;
7. Prevenção das violências e dos acidentes;
8. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
9. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
10. Verificação da situação vacinal;
11. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Imagem: Divulgação/SMS
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial