Notícias

16/04/2018 16/04/2018 08h56m

Vacinação contra a gripe: comunidades do Interior terão cronograma especial de imunização


 Vacinação será feita em pontos específicos do Interior (Foto: Arquivo/João Alves)

População será atendida em dias e horários específicos pela Unidade Móvel, nas Unidades de Saúde ou pelo Setor de Epidemiologia

 

Além de oportunizar que a população da Zona Urbana do Município tenha acesso facilitado e ampliado à vacinação contra a gripe, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Estratégia Saúde da Família (ESF), que estão ajustando seus horários, a Prefeitura de Santa Maria também montou um cronograma especial de atendimento à comunidade do Interior. Dias e horários específicos foram criados para que os moradores dos distritos do Município garantam a imunização contra a gripe (acesse abaixo o cronograma).

O calendário de vacinação da Zona Rural começará no dia 23 de abril, juntamente com o início da Campanha Nacional. A primeira comunidade atendida será a de Santa Flora, com a vacinação na escola do distrito. As aplicações das doses da vacina serão feitas pela equipe da Unidade Móvel de Saúde, nas Unidades de Saúde existentes em alguns distritos ou, ainda, pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde Municipal, que se deslocará até o Interior.

Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, o atendimento à comunidade será feito nos pontos estabelecidos no cronograma. No entanto, pessoas que não tiverem como se deslocar até os locais, podem, por meio de familiares e ou conhecidos, solicitar à equipe que está na região o comparecimento à residência, para que a vacina possa ser aplicada.

“Nosso objetivo é atender o maior número de pessoas. Temos metas a serem batidas e precisamos alcançar a maioria da população. A vacina é muito importante para os grupos prioritários”, destacou Ana Motta.

Conforme a enfermeira, quanto antes a população realizar a imunização, mais cedo estarão protegidas. Isso porque a vacina da gripe – que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza – demora de 10 a 15 dias para fazer o efeito desejado e iniciar a proteção efetiva. Ao se dirigirem aos postos de Saúde, a comunidade que se encaixa nos grupos prioritários apresente a carteira de vacinação, além de um documento que comprove que atende aos requisitos das categorias.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS DIAS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO NOS DISTRITOS 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Arquivo/João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial