Inicial > Notícias > Sorria Santa Maria comemora um ano...

Notícias

14/04/2018 15/04/2018 15h46m

Sorria Santa Maria comemora um ano de realização e sinaliza implantação de novidades em 2018


Prefeito, vice-prefeito e secretária de Saúde analisaram dados referentes aos atendimentos e conversaram com os usuários (Foto: Deise Fachin)

Dentistas, residentes e acadêmicos de Odontologia que integram o projeto foram homenageados pelo prefeito Jorge Pozzobom

 

Uma comemoração simbólica marcou o primeiro aniversário do Projeto Sorria Santa Maria, promovido pela Prefeitura, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município. A iniciativa, coordenada pela Política de Saúde Bucal, completou um ano de realização no último domingo (08), mas o aniversário foi celebrado neste sábado (14), durante a segunda edição do projeto - também conhecido como "Fila Zero da Odonto" - em 2018.


Durante a manhã, os pacientes e a equipe de trabalho, formada por dentistas da Secretaria de Município da Saúde, com auxílio de residentes e acadêmicos dos cursos de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN), foram homenageados pelo prefeito Jorge Pozzobom, pelo vice-prefeito, Sérgio Cechin, e pela secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte.

"Durante nossa campanha, a Saúde sempre foi prioridade no nosso projeto de Governo. Mas eu nunca havia falado especificamente sobre Saúde Bucal. E foi a partir dessa iniciativa tão valiosa desenvolvida pela Patrícia e por vocês, que eu pude aprender mais sobre essa área tão importante. E que, sem dúvida, tem contribuído para qualificar a Saúde em Santa Maria, atendendo mais de 400 pessoas nesse primeiro ano de realização", afirmou Jorge Pozzobom, se referindo à iniciativa coordenada pela servidora do Município e odontóloga, Patrícia Campagnol. 

O chefe do Executivo destacou conquistas importantes que dizem respeito diretamente à área da Saúde em Santa Maria, citando a contratação de 77 profissionais aprovados em concurso público (enfermeiros, psicólogos, médicos em cinco especialidades, entre outros), anunciada na última quinta-feira (11). Pozzobom mencionou também a possibilidade de fortalecimento e ampliação da Rede de Atenção Psicossocial, sinalizada pelo Ministério da Saúde. 

A secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, parabenizou os profissionais, acadêmicos e residentes que se dedicam ao Sorria Santa Maria, realizado em edições mensais, sempre aos sábados, das 8h às 16h. 

"O Sorria Santa Maria completa um ano de trabalho oferecido à comunidade e tem alcançado resultados tão positivos, que decidimos mantê-lo em 2018. Vamos continuar realizando o projeto e em breve vamos anunciar novidades que serão implantadas para qualificar essa iniciativa. O Sorria quer que todo mundo sorria. E a perseverança dessa equipe mostra que o trabalho, quando bem realizado, modifica realidades", enfatizou Liliane.

A coordenadora do projeto, Patricia Campagnol, comemorou o número de atendimentos alcançados durante a edição deste sábado e reforçou que o atendimento neste dia da semana é um dos diferenciais do Sorria, pois permite acesso a consultas e tratamentos aos trabalhadores que, normalmente, não conseguem procurar por eles durante a semana. 

"Só podemos agradecer aos dentistas, auxiliares, acadêmicos e residentes que abraçaram essa ideia e que se dedicam para aprimorar cada vez mais o serviço. A procura por atendimento é muito significativa, o que nos faz ter vontade de ampliar o projeto", concluiu Patricia Campagnol.

A próxima edição do projeto Sorria Santa Maria será realizada no dia 12 de maio, das 8h às 16h, no Centro de Especialidades Odontológicas (Avenida Borges de Medeiros, nº 804 - Bairro Bomfim). 

CONFIRA O NÚMERO DE ATENDIMENTOS DA SEGUNDA EDIÇÃO DESTE ANO
- Total de 59 pacientes atendidos (27 novas consultas e 32 retornos), incluindo seis gestantes e seis crianças do Programa Primeira Infância Melhor (PIM);
- Dezenove pacientes faltaram ao atendimento;
- Durante todo o dia, 170 procedimentos foram realizados (entre raspagens para remoção de tártaro ou placa, restaurações, extrações dentárias e avaliações);
- Nove pacientes concluíram seus tratamentos;
- Quinze pessoas procuraram expontanemanente o Centro de Especialidades Odontológicas para agendar atendimento na próxima edição. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial