Inicial > Notícias > Autoridades, pesquisadores e universidades retornam de...

Notícias

13/04/2018 13/04/2018 19h32m

Autoridades, pesquisadores e universidades retornam de missão técnica no Estado de São Paulo


Comitiva de Santa Maria durante missão técnica em municípios paulitas (Foto: Divulgação/PMSM)

Comitiva traz na bagagem experiências e possibilidades de novas parcerias na área da Defesa

 

A comitiva de Santa Maria que participa de missão técnica promovida pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e pelo Comando da Aeronáutica encerrou, nesta sexta-feira (13), seu roteiro em São Paulo. O grupo, do qual participam autoridades do Município, pesquisadores e coordenadores de cursos ligados às áreas de Tecnologia e de Engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN), embarcou na última quarta-feira (11), para uma agenda que proporcionou a troca de experiências e o contato com avanços tecnológicos na área da Defesa. O grupo chegou a Santa Maria no início da noite. 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, integrou a comitiva de lideranças acadêmicas, empresariais e políticas do Município e destacou um dos propósitos da missão, além dos resultados que poderão beneficiar a cidade.

"Santa Maria é conhecida no Brasil inteiro pelo contingente militar. A nossa Base Aérea, a Ala 4, é um patrimônio do Município e um orgulho para todos nós. Essa visita técnica foi mais um passo para estreitarmos relações e buscarmos investimentos nas áreas da Defesa e da Segurança", explicou o chefe do Executivo.

O roteiro do grupo incluiu visita às instalações do Serviço de Proteção ao Voo e ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), na cidade de Congonhas. Depois, no município de Gavião Peixoto, a comitiva esteve na sede da Embraer, onde conheceu o novo avião cargueiro KC-390, da Força Aérea Brasileira. Em Pirassununga, os participantes da missão técnica conheceram a Academia da Força Aérea (AFA). Os compromissos na Região Sudoeste encerraram no final da tarde desta sexta, com visitas ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Força Aérea Brasileira e à Avibrás Indústria Aerospacial, companhia brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos e serviços bélicos.

A missão técnica ainda é uma oportunidade de, a partir dela, estabelecer novas parcerias entre universidades e empresas, como por exemplo, a Avibrás e a Embraer, que já mantém contratos com a UFSM para o desenvolvimento tecnológico. O estímulo à indústria de Defesa Nacional também é um dos objetivos da viagem, justificado também pelo Polo de Defesa e Segurança, coordenado pela Adesm, e que reúne a Prefeitura Municipal, empresários, Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira, além de instituições de Ensino e Pesquisa, Poder Público e entidades.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos:
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial