Inicial > Notícias > Há mais de 20 anos percorrendo...

Notícias

13/04/2018

Há mais de 20 anos percorrendo o Brasil, ciclista faz palestra na Escola Perpétuo Socorro


Com palestra motivacional, ciclista encantou os adolescentes com sua história de vida (Fotos: João Alves)

Dag, como é conhecido, já falou aos estudantes do CAIC Luizinho de Grandi e Dom Luiz Victor Sartori

 

Viajar é colecionar memórias, histórias, aventuras e paixões. Foi isso que faz, há mais de 20 anos, José Paranhos, o Dag. Em cima de uma bicicleta, o ciclista, natural de Uruguaiana, percorreu todos os estados brasileiros e, nesta sexta-feira (13), parou o percurso para contar um pouco sobre sua vida aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perpétuo Socorro. Dag, que conta com apoio das pessoas que conhece ao longo do caminho e do Poder Público, como o da Prefeitura de Santa Maria, e da iniciativa privada, também realizará, ainda nesta sexta, às 20h, uma palestra na EMEF Duque de Caxias.

Ao longo dos anos, Dag percorreu cerca de 40 mil quilômetros em sua bicicleta. Durante a jornada, conheceu pessoas, lugares, culturas; sorriu, emocionou-se, chorou. E tudo que aprendeu em duas décadas, agora é transmitido aos mais jovens por meio de palestras de cunho motivacional e social, fotografias expostas e vídeos.

Integrados, o ciclista e os alunos conversaram sobre cultura, valorização da vida, preconceito, patriotismo e assuntos que despertam os sonhos dos adolescentes e um futuro com mais paz e amor.

 “Nesse tempo, conheci e vi muitas coisas, fui bem recebido por muitas cidades, nem tão bem por outras. Mas, conheci pessoas incríveis, humildes, que me ajudaram e fizeram toda a diferença para o meu crescimento, e, por isso, venho transmitir o que sei a vocês”, disse Dag.

Atentos, os estudantes interagiram com o ciclista, perguntaram sobre sua jornada, suas motivações, suas alegrias e histórias. Dag, além de respondê-los, trazia, em sua fala, e sua dinâmica pontos importantes de reflexão, como patriotismo e valorização da vida. Para a diretora, Daniela Guterres de Oliveira, e a vice-diretora, Eliane Zenir Correa de Moraes, a palestra trouxe momentos gratificantes aos alunos, de promoção da paz e muita reflexão sobre os diferentes temas abordados.

“A palestra motivou os alunos, encantou-os e, mais que isso, trouxe reflexões importante para a vida deles. Certamente foi muito importante para o crescimento pessoal de todos”, resumiu a vice-diretora.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial