Notícias

14/03/2018 14/03/2018 09h35m

Feirão da Gare, com venda de produtos coloniais da região, terá primeira edição em 02 de maio


Entidades e produtores visitaram a Gare da Estação para conhecer o espaço em que se dará a feira (Foto: João Alves)

Cerca de 80 produtores, de 15 municípios, já estão inscritos para participar da feira,  que é organizada pela Prefeitura de Santa Maria
 

Uma nova alternativa de acesso da comunidade a produtos coloniais de qualidade está mais próxima de se tornar realidade. Depois de uma articulação entre diferentes entidades, a Feira Regional de Santa Maria, ou Feirão da Gare, terá sua primeira edição no dia 02 de maio. Realizada nas dependências da Estação Férrea, a feira é promovida pela Prefeitura de Santa Maria e reunirá a comercialização de hortifrutigranjeiros, produtos de agroindústria, compotas, bolos e pães, queijos e embutidos, bebidas e sucos, além de artesanato e espaço de degustação (veja mais abaixo).

Até o momento, cerca de 80 produtores, de 15 municípios da Região, já estão cadastrados para comercializarem no local, que terá um limite inicial de 45 espaços, que serão divididos entre os interessados. Uma reunião de trabalho na tarde de terça-feira (13), no Sindicato Rural de Santa Maria, tratou de ajustes para a organização da feira.

Durante o encontro, além da Prefeitura de Santa Maria, outras entidades envolvidas na organização da feira – entre elas, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Emater/RS e as regionais, representantes de municípios, Sindicato Rural, além de produtores rurais – trataram sobre como se dará o funcionamento da feira, que será semanal, sempre às quartas-feiras, das 14h às 20h. Na reunião, o secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto, apresentou a proposta da feira e as tratativas desenvolvidas até então. O titular da pasta destacou a importância da padronização dos espaços, de oferecer produtos de qualidade, além de explicar o que poderá ou não ser comercializado e as exigências legais. Menna Barreto também destacou que o Feirão da Gare é exclusivo para produtores, que serão assistidos pelas secretarias municipais de Agricultura ou pela Emater.

“Santa Maria tem um grande mercado consumidor e era uma demanda dos municípios da região comercializarem aqui. Nosso objetivo é oferecer alimentos de qualidade, frescos, saudáveis e que respeitem a legislação. A nossa população busca por isso e nós, enquanto Prefeitura, temos esse compromisso de promover o desenvolvimento regional”, explicou o secretário Menna Barreto.

Ainda durante a reunião, foram tratadas questões técnicas referentes a aquisição de tendas, logística dos produtores, alvarás e outros trâmites burocráticos. Após a reunião de trabalho, parte do grupo foi até a Gare da Estação, conhecer o local e a proposta de adequação do espaço.

DEGUSTAÇÃO NO LOCAL

Além da área para comercialização direta dos produtos, haverá um espaço destinado para a degustação. Pastéis caseiros, peixe frito, bolinho de peixe, risoto, mocotó (no inverno), tortas caseiras, caldo de cana, suco natural, cerveja artesanal, entre outros produtos, estão entre os produtos que poderão ser degustados no local. A ideia é disponibilizar mesinhas no local, bem como atrações artísticas no final do dia.

“Estamos muito entusiasmados com a iniciativa. A Gare será um porto extraordinário para os produtores venderem, agregarem renda e, também, para incentivar a permanência do homem, da mulher e do jovem no campo. É uma oportunidade para que eles venham expor seus produtos e agreguem renda, pois eles precisam”, destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Célio Fontana.

Os produtores e municípios da Região Central que desejam participar do Feirão da Gare ainda podem se inscrever. Basta procurar a Secretaria de Agricultura ou Desenvolvimento Rural (conforme a denominação) do seu Município ou a Emater para informações e inscrições. Em Santa Maria, a Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural está localizada na Avenida Medianeira, 141. O telefone para contato é o (55) 3921-7264.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial