Notícias

13/03/2018 13/03/2018 17h36m

Unidades de Saúde de Santa Maria promovem atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher


Na última semana, ESF Roberto Binato abriu em horário alternativo para atender a comunidade (Foto: Deise Fachin)

Ações incluem serviços de Saúde e de cuidado pessoal, além de orientações e distribuição de brindes em alguns locais

 

Com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade feminina aos serviços de Saúde do Município, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Estratégias Saúde de Família (ESFs) de Santa Maria programaram uma série de atividades para esse público, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. Haverá ações nos dias 17 e 24 de março, sábados, em horários diversificados, com a intenção de garantir que um maior número de mulheres, que muitas vezes não conseguem frequentar as Unidades de Saúde ao longo da semana, tenha acesso aos serviços.

Cada Unidade de Saúde promoverá ações variadas. Estão previstas a oferta de serviços de Saúde, como coleta de exame citopatológico do colo uterino (preventivo), pedidos de mamografia, vacinação, além de ações de embelezamento, atividades físicas, rodas de conversa, atividades educativas e oficinas. As ações serão realizadas pelas equipes das Unidades de Saúde, com apoio da comunidade e de instituições de Ensino Superior.

Abaixo, confira o que cada Unidade de Saúde irá promover. Outras UBSs e ESFs que definiram ações em alusão à data e as desenvolverão ao longo do mês, podem entrar em contato com a Superintendência de Comunicação da Prefeitura, pelo telefone (55) 3921-7253, para divulgar a programação.

 

UBS Boca do Monte

Dia da ação: 24 de março

Horário: 8h às 16h

Atividades: Coleta de exame citopatológico do colo uterino (preventivo); pedidos de mamografia, conforme a necessidade; pintura de unhas; aferição de pressão arterial e outros; testes rápidos (HIV, Hepatites B e C e Sífilis); confecção de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); orientações odontológicas; quick massagem; design de sobrancelhas; hidratação fácil; maquiagem; orientações referentes à Saúde da mulher; participação do Grupo Coração Alegre, acompanhados de Educadora Física; distribuição e sorteio de brindes para as participantes que comparecerem ao evento.

 

ESF Maringá

Dia da ação: 24 de março

Horário: Das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min

Atividades: Embelezamento das usuárias com maquiagem, penteados e esmaltação de unhas; oficina de alimentação saudável; rodas de conversas sobre sexualidade da mulher madura, sexualidade da gestante e saúde da mulher negra; aplicação de Reiki, aula de dança e pilates.

 

UBS Floriano Rocha

Dia da ação: 17 de março

Horário: Das 8h às 16h

Atividades: Coleta de exame citopatológico do colo uterino (preventivo); pedido de mamografia, conforme a necessidade; oficina voltada à Saúde da mulher; procedimento de embelezamento; pintura de unhas; testes rápidos (HIV, Hepatites B e C, Sífilis); confecção do cartão do SUS; oficina de Nutrição; vacinação.

 

ESF Alto da Boa Vista

Dia da ação: 24 de março

Horário: Das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min

Atividades: Coleta de exame citopatológico do colo uterino (preventivo); testes rápidos; vacinação; embelezamento; atualização do cartão SUS; rodas de conversa sobre preventivo, avaliação das mamas, planejamento familiar, dengue e violência contra a mulher.

 

ESF Lídia

Dia da ação: 24 de março

Horário: Das 8h às 16h

Atividades: Massoterapia; socialização sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres; coleta de exame citopatológico do colo uterino (preventivo); realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; oficina de reparos domésticos; pesagem do Bolsa Família para todas as microáreas.

 

UBS Centro Social Urbano

Dia da ação: 24 de março

Horário: Das 8h às 16h

Atividades: Coleta de exame citopatológico do colo uterino (preventivo); testes rápidos (sífilis, Hepatite B e C, HIV); vacinas; aferição de pressão arterial; atividades educativas em relação à Saúde da mulher, como menopausa, câncer de colo de útero e mama, violência contra a mulher, violência obstétrica, entre outros; esmaltação das unhas.

 

UBS Wilson Paulo Noal

Dia da ação: 24 de março

Horário: Das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h

Atividades: Coleta de exame citopatológico do colo uterino (preventivo); consultas odontológicas; ação de autocuidado para as mulheres na sala de espera. É necessário realizar o agendamento prévio diretamente na Unidade de Saúde.

 

UBS e ESF Oneyde de Carvalho

Dia da ação: 24 de março

Horário: Das 10h às 15h

Atividades: Ações de promoção, prevenção e assistência à Saúde da mulher com ênfase às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como sífilis, hepatite e HPV. Também serão oferecidos exames preventivos; pedidos para mamografia; procedimentos de enfermagem; vacinas, verificação da pressão arterial e glicemia; testes rápidos; além de rodas de conversa, palestras, atividades físicas e distribuição de brindes.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial