Inicial > Notícias > ESF Roberto Binato faz terceiro turno...

Notícias

09/03/2018 09/03/2018 14h37m

ESF Roberto Binato faz terceiro turno e oferece atendimentos, exames e acolhimento à comunidade


Muitas mulheres, a maioria trabalhadoras, foram até a ESF Roberto Binato para cuidar da saúde (Foto: Deise Fachin)

Ação noturna, realizada em comemoração ao Dia da Mulher, busca dar oportunidade às pessoas que trabalham durante o Dia da Mulher

 

Além do horário normal diurno, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato, localizada no Bairro Juscelino Kubitschek, abriu das 18h às 22h, na quinta-feira (08), com o objetivo de oferecer atendimento aos usuários que não têm disponibilidade de buscar os serviços de Saúde durante o dia. Além dos procedimentos de rotina, a ESF ofereceu uma série de exames voltados ao universo feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a técnica de enfermagem da ESF Roberto Binato, Liane Cichero, a procura por atendimentos foi intensa. Na ocasião, apenas os exames preventivos de câncer de colo de útero eram pré-agendados. Os demais eram realizados em livre demanda.  A equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de Saúde, acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) avaliou a ação como positiva e manifestou a intenção de repetir a experiência ao menos uma vez por mês.

“Nosso último atendimento foi às 21h55. Depois, nos reunimos para avaliar a ação e constatamos que a maioria das pessoas que nos procuraram são aqueles trabalhadores que normalmente não podem cuidar da Saúde durante a semana. Então, estarmos de portas abertas no turno da noite permite que mais usuários da nossa área de abrangência, que são as vilas Jockey Clube e Caramelo, possam cuidar da Saúde e fazer exames”, explicou Liane.

Além das consultas, exames e encaminhamentos, a ação também ofereceu massagem corporal, realizada pela agente de Saúde e massoterapeuta Carmem Pereira, sorteio de brindes e momento musical promovido pelo enfermeiro Ivan Lopes, que também é músico. Uma atividade bastante procurada pelas mulheres foi a Roda de Conversa, um espaço voltado ao acolhimento, discussão e troca de experiências sobre temas femininos. Confira, abaixo, os atendimentos realizados na ESF Roberto Binato:

- 25 coletas para exames de Papanicolau;
- 56 testes rápidos para Hepatite B e C, HIV e Sífilis;
- 10 requisições para exames laboratoriais;
- 25 exames de mama, sendo que sete mulheres apresentaram alterações clínicas e foram encaminhadas para
exames de mamografia;
- 31 avaliações bucais;
- 20 massagens corporais de relaxamento;

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial