Notícias

08/03/2018 08/03/2018 10h36m

Terceira noite da Calourada Segura registra o maior público até o momento na Saturnino de Brito


Cerca de seis mil pessoas foram até a Praça Saturnino de Brindo para comemorar o início da vida acadêmica (Foto: Ana Bittencourt)

De acordo com a estimativa da Brigada Militar, cerca de 6 mil jovens circularam pelo local durante a festa

 

A terceira noite de confraternização dos calouros na Praça Saldanha Marinho, na quarta-feira (07), reuniu o maior público até o momento. De acordo com informações da Brigada Militar, cerca de seis mil pessoas circularam pelo local. Novamente, o saldo da Calourada Segura 2018 foi positivo, sem ocorrências relevantes. Mais uma vez, o reforço da segurança e a infraestrutura oferecida aos jovens receberam retornos positivos.

Acadêmico do segundo semestre de Educação Física, Douglas Fracari, de 17 anos, prestigiou a festa de recepção aos calouros pela terceira vez e afirmou se sentir seguro para se divertir na Saturnino de Brito.

“Acho muito importante que a Prefeitura e os órgãos de segurança tenham compreendido que esta é uma festa tradicional dos estudantes de Santa Maria e, ao invés de coibir, tenham se organizado para que ela aconteça da melhor forma possível”, afirmou o estudante.

Para as calouras do curso de Pedagogia, Letícia Costa da Rosa e Nathalia Rozzini, a sensação de segurança garante tranquilidade para aproveitarem a festa preparada especialmente para marcar o início da vida acadêmica. Nathalia, que já é graduada em Filosofia e agora inicia uma nova trajetória na universidade, ainda faz uma sugestão para as próximas edições.

“Está tudo muito bom. Só acho que falta música ou alguma atração cultural para animar mais a festa. Quem sabe a organização pode pensar em promover uma apresentação artística na próxima Calourada”, concluiu Nathalia.

 

PEQUENAS OCORRÊNCIAS FORAM REGISTRADAS NA TERCEIRA NOITE
De acordo com a Superintendência da Guarda Municipal, a noite de quarta-feira (07) contabilizou uma apreensão de dois jovens, ambos menores de idade, por posse de entorpecentes. Uma pessoa foi autuada por desobediência durante o fechamento de um estabelecimento comercial por servidores da Superintendência de Fiscalização da Prefeitura. O local funcionava sem alvará. Ainda, foi registrado um furto de objeto, ocorrência prontamente atendida por agentes da Brigada Militar.

Para o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, o número de participantes do evento aumenta a cada edição. Nos três primeiros dias da Calourada Segura, cerca de 15 mil pessoas circularam pela praça. O número pode ser estimado com a utilização de câmeras e de um software da Plataforma de Observação Elevada (POE) da Brigada Militar, instalada na Rua Duque de Caxias.

“O número de ocorrências é muito pequeno diante do número de participantes. Podemos atribuir isso ao trabalho integrado entre os órgãos de segurança de Santa Maria e ao planejamento. A atuação do Município, por meio do trabalho executado pelas secretarias envolvidas na organização da Calourada Segura, também contribuem para que o evento tenha êxito”, afirma Sandro Nunes.

A maior quantidade de pessoas presentes no evento também reuniu maior volume de lixo no entorno da Saturnino de Brito. No entanto, por volta das 8h, quem passou pela praça já encontrou o local limpo e organizado para a penúltima noite de comemorações, nesta quinta-feira (08).

Por fim, a ambulância do Município presente no evento registrou quatro atendimentos no local durante a noite de quarta, todos eles por embriaguez. Apenas um jovem precisou ser encaminhado ao Pronto Atendimento do Patronato para tratar um pequeno corte na cabeça.

 

 

Texto e fotos: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial