Inicial > Notícias > Calourada Segura: ainda durante a madrugada,...

Notícias

07/03/2018

Calourada Segura: ainda durante a madrugada, Prefeitura faz a limpeza da Praça Saturnino de Brito


Lixo recolhido, praça limpa e organizada para o bem-estar dos frequentadores (Foto: Deise Fachin)

Trabalho inicia durante a festa de recepção aos estudantes e é concluído nas primeiras horas da manhã

 

Além do reforço na segurança e na fiscalização, a terceira edição da Calourada Segura tem chamado atenção também no dia seguinte, quando frequentadores da Praça Saturnino de Brito têm encontrado o local limpo e organizado. Para a realização do trabalho, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos divide a ação em duas etapas. A primeira delas ocorre das 21h à 1h, quando uma equipe atua no recolhimento de garrafas, latas e copos plásticos. Mais tarde, por volta das 5h, quando a praça já está completamente vazia, uma segunda equipe de limpeza entra em cena para a varrição e retirada de todos os resíduos deixados na noite anterior.

“A limpeza está bem satisfatória e isso faz toda a diferença para quem frequenta a Saturnino. Cedo da manhã já encontramos o local em condições e isso é muito bom”, testemunham os estudantes Erica Dias e Bruno Secco, moradores do entorno que diariamente passeiam com os dois cachorros pelo local.

A opinião dos universitários é a mesma de quem chega cedo para trabalhar. Morador do Distrito de Arroio Grande, o feirante Valdeci Pereira, comenta que os funcionários da Sulclean têm realizado um trabalho de qualidade, no entanto, as pessoas precisam colaborar.

“Quando chegamos para montar nosso ponto de venda, a praça já está completamente limpa e varrida. Mas as pessoas não ajudam a cuidar, largam lixo no chão, apesar das lixeiras. Isso é muito ruim para nós que passamos todos os dias da semana aqui”, reclama. Uma vez por mês, Valdeci e outros comerciantes participam do Feirão Colonial na Praça Saturnino de Brito.

Para a Calourada Segura, a Prefeitura instalou sete lixeiras com capacidade de 150 litros e três de 200 litros. O recolhimento dos resíduos é realizado pela Sustentare, todas as manhãs, por volta das 11h.

 

SEGUNDA NOITE TEVE MENOR MOVIMENTO
A noite de terça-feira (06) reuniu um público menor do que o registrado na primeira noite da Calourada Segura, quando aproximadamente 5,5 mil pessoas circularam pela Praça Saturnino de Brito. O segundo dia de evento levou cerca de dois mil jovens ao local. De acordo com a Superintendência da Guarda Municipal, apenas uma ocorrência foi registrada. Um jovem recebeu voz de prisão por desacato a um policial da Brigada Militar.

A Superintendência de Fiscalização da Prefeitura realizou apreensão de bebidas alcoólicas comercializadas de forma irregular e procedeu com o fechamento de quatro bares por permanecerem em funcionamento após o horário limite permitido (22h). Um dos estabelecimentos não apresentou alvará. A Prefeitura vai formalizar as notificações nesta quarta-feira (07). Já a ambulância da Secretaria de Saúde não registrou nenhum atendimento no local.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial