Notícias

15/01/2018

Janeiro Branco: campanha em prol da saúde mental leva informação e acolhimento à Saldanha Marinho


Representantes do Centro de Estudos Sistêmicos Família e Indivíduos fizeram uma visita ao prefeito Jorge Pozzobom (Foto: Viviane Campos)

Evento integra o Calendário Oficial do Município e promove ações de conscientização sobre cuidados com a saúde mental e emocional

 

Na próxima quarta-feira (17), o Centro de Estudos Sistêmicos Família e Indivíduo (CESFI) realiza, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, a campanha “Janeiro Branco”. Em sua 5ª edição no país, o evento ocorre pela primeira vez no Município e vai reunir, na Praça Saldanha Marinho, das 13h às 18h, equipes de psicólogos, voluntários e outros profissionais da área da Saúde, no intuito de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O convite para o evento foi entregue ao prefeito Jorge Pozzobom na última sexta-feira (12), pelas profissionais do CESFI, Vera Regina Brandão Miranda, Gabrielle Fagundes e Giovana Miranda.

A programação do “Janeiro Branco” em Santa Maria inclui a distribuição de panfletos explicativos sobre a campanha e roda de conversa com o tema “Como vai a sua saúde emocional”. Ainda, psicólogos do CESFI e colaboradores de áreas afins - integrantes do Movimento Janeiro Branco no Município - vão estar presentes durante toda a tarde oferecendo acolhimento gratuito à população.

Destacando que a Saúde é um dos pilares do Governo, o chefe do Executivo reforçou a importância de ações semelhantes serem realizadas em espaços públicos.

“Estar presente na Praça da Saldanha Marinho, oferecendo informação e acolhimento às pessoas, é de extrema importância e tem total apoio da Prefeitura. Toda ação realizada em prol da Saúde da população é sempre bem-vinda”, afirmou Jorge Pozzobom.

A psicóloga e uma das coordenadoras do CESFI, Vera Regina Brandão Miranda, explica que a iniciativa pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor, pois convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito delas no mundo, a qualidade dos relacionamentos e o quanto elas conhecem de si mesmas, suas emoções, pensamentos e comportamentos.

“A campanha Janeiro Branco é dedicada a mostrar às pessoas que somos seres humanos de conteúdo psicológico e subjetivo. Mostrar que nossas vidas são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais.”, comenta Vera Regina.

Criada em Uberlândia (MG) em 2014, a campanha foi inserida no Calendário Oficial do Município no final do ano passado, quando o prefeito, Jorge Pozzobom, sancionou a Lei Municipal 8.585/2017.

Além de Santa Maria, as cidades de Uberlândia (MG), Campinas (SP), São Paulo (SP), Sombrio (SC), Gramado (RS), Caxias do Sul (RS), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Cajazeiras (PB), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Coronel Xavier Chaves (MG), Itaguaí (RJ), Maringá (PR), Natal (RN), Matriz de Camaragibe (AL), Maceió (AL), Rio Branco (AC), Vitória de Santo Antão (PE), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Flores da Cunha (RS) e Manaus (AM) também incluíram a campanha Janeiro Branco em seus calendários oficiais. Em Sergipe e Pernambuco o evento é regulamentado por lei estadual.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Acadêmica de Jornalismo Viviane Campos
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial