Inicial > Notícias > Para conhecer os distritos e expandir...

Notícias

13/12/2017 13/12/2017 15h44m

Para conhecer os distritos e expandir o ensino, Prefeitura inicia o Turismo Rural Pedagógico


Grupo visitou propriedades rurais e fez trajeto, de ônibus, pelas estradas do Interior (Foto: João Alves)

Passeio inaugural do projeto, para os parceiros, foi realizado nesta quarta-feira. Para 2018, escolas do Município poderão agendar a visitação

 

Sair dos muros da escola, proporcionar atividades em contato com a natureza, incentivar a produção do Interior e a permanência das famílias no meio rural. É para oportunizar essas experiências que a Prefeitura de Santa Maria deu início, nesta quarta-feira (13), ao projeto “Turismo Rural Pedagógico”, um dos eixos do Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo (PROMSAC), da Secretaria Municipal de Educação.

Nesta quarta-feira, às 8h15min, um grupo de cerca de 15 pessoas – com representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores de duas Escolas do Campo, da Emater, do Centro Universitário Franciscano e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – saíram da frente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. O destino? Os distritos de São Valentim e Boca do Monte, os escolhidos para o passeio inaugural do projeto.

Neste primeiro passeio, a intenção, conforme a coordenadora das Escolas do Campo, Claudia Bassoaldo, era apresentar a proposta aos parceiros da secretaria. O objetivo do projeto é que, a partir de 2018, as escolas do Município sejam contempladas com a iniciativa, proporcionando aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), a visitação aos nove distritos da cidade.

“Esse é um momento muito prazeroso, que proporciona uma proposta diferenciada e inovadora, pois agrega conhecimento aos alunos e professores. É a primeira vez que fazemos uma ação como esta, para proporcionar a vivência do que, muitas vezes, os alunos só conhecem nos livros”, explicou Claudia.

O passeio consiste em um trajeto pelas estradas do Interior, em um ônibus do Município, além de paradas em alguns pontos da Zona Rural. Até o momento, sete propriedades na região são parceiras do projeto e disponibilizaram os locais para a visitação: o Centro de Treinamento Lucas Madruga, a Comedoria do Peixe, a Agropecuária Dom Amaro, a Essências Vimontti, a Propriedade Sustentável de Mara Janete, o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Espaço Roda D’Água.

“Queremos levar os alunos para fora da sala, para terem, além do aprendizado do conteúdo programático, a vivência e os saberes. Queremos que eles vejam os empreendimentos rurais, incentivando quem é do campo a continuar no campo e fazendo com que quem é da cidade conheça a área rural. Queremos oportunizar que Santa Maria mostre o que tem de melhor”, ressaltou a secretária de Educação do Município, Lucia Madruga.

VISITA AOS LOCAIS E RESGATE HISTÓRICO

Nesta quarta-feira, o Centro de Treinamento Lucas Madruga, a Comedoria do Peixe e a Agropecuária Dom Amaro receberam a visita do grupo que participou do passeio inaugural. Ainda, na Sede do Distrito de São Valentim, a propriedade dos Toniollo – que ainda não está no roteiro do passeio – recebeu a comitiva. Nos locais, além de apreciarem a beleza da vida no Interior, o grupo conheceu a história dos locais, por meio dos seus proprietários, bem como o tipo de trabalho realizado. Nos locais, paradas para fotos e degustação de produtos caseiros estiveram entre as atrações.

“Esse é um momento marcante. Trabalhamos, na Escola do Campo, essa realidade da vida rural, mas ela acaba ficando restrita à sala de aula. Esse projeto vai proporcionar a vivência direta com a natureza, tanto para os alunos, quanto para os professores”, explicou a secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Rocha Farias.

“É muito importante que o meio acadêmico e que as escolas tenham a dimensão de como se vive o rural. Hoje, nós evoluímos, temos tecnologia, e precisamos valorizar, junto às crianças, a importância do meio rural”, complementou o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delciomar Borin.

Ao longo do trajeto, a professora da Educação Infantil das Escola José Paim de Oliveira, uma das 10 Escolas do Campo do Município, Vania Rocha, e a professora do curso de Geografia da Unifra, Ail Ortiz, apresentavam a região ao grupo, destacando a história dos locais, os aspectos geográficos, econômicos e sociais.

ESCOLAS PODERÃO REALIZAR O PASSEIO EM 2018

Conforme a Secretaria de Educação do Município, o Turismo Rural Pedagógico terá o início oficial das suas atividades em 2018. O agendamento para visitação das escolas será feito por meio da pasta, pelo telefone (55) 3921-7069, a partir de março. As propriedades dos distritos que se interessarem em fazer parte do projeto, também poderão entrar em contato com a Secretaria de Educação para colocarem os locais à disposição.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial