Notícias

13/12/2017 13/12/2017 16h37m

Viva o Natal: na noite de terça, grupo de dança italiana foi a atração na Praça Saldanha Marinho


Grupo de Arte e Cultura Italiana Ricordi D’Italia preparou duas apresentações: uma do coral e, outra, do grupo de dança (Foto: Deise Fachin)

Programação contou ainda com apresentações de escolas, musical no Theatro Treze de Maio e o tradicional “Natal na Sacada”, do Instituto São Lucas

 

Há quase duas semanas, a Praça Saldanha Marinho está contagiada pelo clima natalino. São diferentes atrações, para todos os gostos e públicos, que tomam conta da área central de Santa Maria no final da tarde e início da noite. É o Viva o Natal, que, com um conceito inovador, oferece à comunidade santa-mariense shows musicais, apresentações artísticas e culturais. Até o dia 20 de dezembro, dezenas de atividades estão programadas para ocorrerem na cidade (confira aqui a programação completa).

Na terça-feira (12), não apenas a Praça Saldanha Marinho sediou as atrações natalinas. O Theatro Treze de Maio e a Rua Tuiuti também foram palco de atividades que levaram o encanto ao público.

Na Praça Saldanha Marinho, a primeira atração foi o Natal da Educação Fiscal. Alunos de escolas municipais e grupos de dança da cidade apresentaram coreografias, paródias e encenações, ligando os temas Educação Fiscal e Natal. Músicas como “Aquarela do Brasil”, “Aleluia” e “Trem Bala” foram algumas das canções executadas.

“Queremos estimular a autoestima desses jovens e incentivar que as escolas trabalhem a cidadania a partir da arte”, ressaltou a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas.

NA PRAÇA, A CULTURA ITALINA E O FOLCLORE

Já era quase noite quando os integrantes do Grupo de Arte e Cultura Italiana Ricordi D’Italia preparavam o início de suas apresentações. Quem estava na praça pôde curtir dois momentos distintos do grupo: a apresentação do coral, que executou cantos religiosos e folclóricos da Itália e do Rio Grande do Sul, e do grupo de dança. Com origem em Santa Maria, o Grupo Ricordi D’Italia, do Bairro Camobi, nasceu a partir de encontros entre as famílias Noal e Mainard e amigos.

O coral existe desde 1986 e, o grupo de dança, desde 1993. Entre os dois – que executam apresentações conjuntas ou individuais – são 31 integrantes. O coral apresentou suas canções em cima do palco, já o grupo de dança executou passos perfeitos de músicas italianas no chão, no centro da praça.

“É lindo de ver esses jovens se apresentando. É uma cultura muito bonita, que deve ser incentivada. Eles estão ali, se divertindo, e trazendo alegria para nós”, comentou a aposentada Marilene Cezar, 74 anos, que passava pela praça no momento da apresentação e resolveu parar para assistir.

A ESTRELA DE NATAL ENCANTOU O TEATRO

Além das atrações do palco principal do Viva o Natal, o tradicional palco do Theatro Treze de Maio também contou com espetáculo natalino na terça-feira. O local lotou – de crianças e adultos – para o musical “Estrelinha de Natal”. Com quatro cantores, quatro músicos e dois atores, o espetáculo – com texto de Orlando Fonseca e música de Marcelo Schmidt – contou a história do nascimento do Menino Jesus.

Sem a “presença física” de Maria, José e Jesus, a protagonista do espetáculo é a Estrela Vésper, que conduz todos os elementos e momentos que fazem parte da história natalina. A encenação é executada por meio das canções, dos diálogos e das cenas no palco, com a sintonia entre atores e músicos. Na plateia, ao invés do silêncio, a interação do público, através das palmas ou dos comentários peculiares das crianças.

“Muito lindo, emocionante. Nos traz lições e me faz, cada vez mais, incentivar que a minha filha acompanhe atividades que envolvam teatro, cultura e arte”, contou a funcionária pública Cintia Godoi, 42 anos, que levou a filha Julia, de cinco anos, para assistir à encenação.

NO FIM DA NOITE, ESPETÁCULO NA SACADA

Como tradicionalmente ocorre, o Instituto de Radiologia São Lucas promoveu, na noite de terça, a 12ª edição do Natal na Sacada São Lucas, que, neste ano, integrou a programação do Viva o Natal. Centenas de pessoas posicionaram suas cadeiras na Rua Tuiuti, entre a Rua do Acampamento e a Rua Professor Braga, ou simplesmente sentaram-se ao chão, para curtir as apresentações no palco montado em frente ao instituto.

Teve atrações para todos os gostos e idades: o Especial Divas da MPB reuniu Tiane Tambara, Daiane Diniz e músicos convidados, enquanto o Especial Elvis Presley contou com a interpretação de Diego Pignataro e convidados. Ainda, o espetáculo contou com o “Momento Criança”, em que foram executadas cinco músicas infantis e, o mais aguardado, o Coral Giuseppe Verdi, com regência de Enira Trindade. O Natal na Sacada São Lucas é organizado e patrocinado pelo Instituto São Lucas, a partir de uma idealização do diretor do local, Carlos Alberto Biazus.

O engenheiro civil Halisson Moreira, 41 anos, e a esposa, Larissa Moreira, 31, foram acompanhar as apresentações. Juntos da filha Heloísa, de três anos, e dos pais de Larisa, dona Gema e seu Sergio Luiz, o casal cantou junto com os artistas.

“Essa é a primeira vez que viemos e está sendo um momento bem especial. É um momento para reviver o espírito natalino e que traz a esperança de dias melhores. Isso é algo que a música faz”, ressaltou Halisson.

Viva o Natal tem financiamento da Lei Rouanet. A promoção é da Prefeitura Municipal de Santa Maria e a realização da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM). Patrocínio: Bradesco, Farmácias São João, Sulclean Segurança, Grazziotin, Beltrame Supermercados, Diário de Santa Maria, Podal, CRVR, Planalto, Biotérmica e Expresso Medianeira. A produção executiva é da Chilli Produções.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial