Notícias

11/12/2017

Em reunião da Adesm, prefeito Jorge Pozzobom apresenta conquistas do Governo e projeta o próximo ano


Prefeito citou a iniciativa do Governo em participar do programa Avançar Cidades, que vai possibilitar recuperar mais de 70 quilômetros de ruas na cidade (Fotos: João Alves)

Chefe do Executivo falou sobre as melhorias feitas durante esses pouco mais de 11 meses em que ele está à frente da Prefeitura

 

Com o objetivo de fechar o ano e já planejar 2018, conselheiros da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e membros do Fórum das Entidades Empresariais do Município estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (11), no Hotel Dom Rafael. Na oportunidade, as lideranças da cidade falaram sobre o futuro, as projeções para os próximos meses e o que, juntos, podem fazer para contribuir com o crescimento de Santa Maria.

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin participaram do encontro e aproveitaram a ocasião para pontuar as conquistas do Governo em 2017 e, também, para projetar 2018. O chefe do Executivo citou as estratégias feitas até o momento pela Administração Municipal e os planejamentos realizados para buscar recursos e investimentos para a cidade.

Há menos de um ano à frente da Prefeitura, o prefeito Jorge Pozzobom ressaltou que conseguiu reduzir gastos – primeiramente com a redução de Secretarias no início do ano – e, posteriormente, com a redução de 12 dos 15 itens de despesa, como telefonia, materiais de consumo e gasolina. A diminuição de gastos proporcionou que a Administração pudesse criar estratégias para o desenvolvimento, que passam pela finalização do Plano Diretor do Município, que ordenará, pelos próximos anos, o desenvolvimento das funções sociais dos meios urbano e rural de Santa Maria; e também o enfrentamento ao comércio informal, que ajudará a reduzir os prejuízos econômicos ocasionados pela ilegalidade.

Sabendo que com o orçamento próprio o Município não consegue se desenvolver plenamente, o chefe do Executivo ressaltou que, ao longo deste ano, buscou verbas extras no Governo Federal. Um exemplo citado foi a liberação de R$ 31 milhões que estava, retido, pelo Governo Federal há dez anos. Com o valor será possível construir Unidades de Saúde nos bairros Km 3 e Urlândia, concluir a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter e ainda realizar obras de infraestrutura (pavimentação, iluminação e saneamento) na Vila Jardim, em Camobi.

“Passamos o ano inteiro buscando recursos, porque sabíamos que só com o orçamento municipal não seria possível. Agora precisamos não pensar apenas na Santa Maria que queremos, mas na Santa Maria que fizemos”, disse o prefeito.

Na ocasião, o chefe do Executivo também citou outras benfeitorias, como a iniciativa da gestão em se habilitar no programa “Avançar Cidades – Mobilidade Urbana”, do Governo Federal. Após conseguir mudar a ordem normativa do programa, Pozzobom busca arrecadar R$ 50 milhões, possibilitando que a Prefeitura recupere mais de 70 quilômetros de ruas e avenidas do perímetro urbano. As entidades parceiras do Município não foram esquecidas no discurso. Segundo o prefeito, graças às parcerias foi possível realizar várias conquistas como, por exemplo, a recuperação das motocicletas da Guarda Municipal e a concretização do Viva o Natal.

Também participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa; a secretária de Estruturação e Regulação Urbana, Angela Pisani; e o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Vilson Serro.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial