Inicial > Notícias > Viva o Natal: da Vale Machado...

Notícias

10/12/2017 10/12/2017 08h55m

Viva o Natal: da Vale Machado à Praça Saldanha Marinho, música, dança e encanto na Parada do Natal


Banda do Colégio Manoel Ribas, Grupo Atoque, Papai Noel e duendes percorreram a Avenida Rio Branco animando o público que passava pelo local (Foto: Deise Fachin)

Durante a tarde, Encantadores do Natal levaram alegria, balas e diversão à Região Leste do Município

Legenda: Banda do Colégio Manoel Ribas, Grupo Atoque, Papai Noel e duendes percorreram a Avenida Rio Branco animando o público que passava pelo local (Foto: Deise Fachin)

 

Transitar pela Avenida Rio Branco, saindo da Rua Vale Machado em direção à Praça Saldanha Marinho, é um trajeto comum na vida de qualquer santa-mariense. Por ser uma das principais vias da cidade, que liga os bairros ao Centro, é o caminho de muitas pessoas. Mas, neste sábado (09), o trecho ganhou "novos” frequentadores. Ganhou música, coreografia e animação.

Isso porque a via foi palco da “Parada do Natal”, uma das atrações do Viva o Natal, a celebração natalina promovida pela Prefeitura de Santa Maria. Guiados pela Banda do Colégio Manoel Ribas – com seus músicos e balizas –, duendes, bailarinas e ajudantes do Papai Noel, em quatro fileiras, subiram a rua em direção ao Centro. O grupo, devidamente ornado e esbanjado graça e simpatia, coreografava as músicas executadas, enquanto Papai e Mamãe Noel, vinham logo atrás, em um dindinho, acenando para o público que acompanhava ao longo do trecho. Ao final da Parada, eram os integrantes do Grupo de Percussão Atoque que animavam a comunidade.

“Tudo muito lindo. As bandas nos emocionam, os personagens são lindos. É uma magia, que toca no nosso coração”, comentou a professora Terezinha Oliveira, 58 anos, que levou três sobrinhos, moradores de São Pedro do Sul, para acompanharem a Parada deo Natal.

Enquanto realizavam o trajeto, os integrantes da Parada do Natal encantavam o público. Ao passarem, sorriam e dançavam para os inúmeros celulares, dispostos de forma a registrar todos os movimentos dos personagens. Acenos, cliques e muitos sorrisos não faltaram pelo caminho. Ao fim da parada, já na Praça Saldanha Marinho, o grupo foi recebido pela comunidade. Em sintonia, Atoque e Banda do Maneco apresentaram quatro canções, todas coreografas pelas balizas.

“Fazer esse tipo de atividade é muito importante para renovar a cidade. Traz alegria e esperança e contagia não só as crianças, mas todos nós”, comentou a estudante Letícia Arigony, 23 anos, que levou cadeiras para a Praça Saldanha Marinho para acompanhar a apresentação com a mãe, Maristela, e a tia Lenir Mendes.

Já à noite, foi a vez de Will Bittencourt subir ao palco do Viva o Natal, montado na Praça Saldanha Marinho. Com músicas nacionais conhecidas, como “Primeiros Erros”, “Mina do Condomínio” e “Tempos Modernos”, o músico – que já tem 15 anos de estradas mas, há três, em carreira solo – embalou o público que estava na praça.

À TARDE, ENCANTO E EMOÇÃO NA REGIÃO LESTE

Há dois sábados, quando Adão José Wermuth, 54 anos, dá o apito no dindinho – decorado com os símbolos do Natal – já se sabe: a alegria e o entusiasmo estão saindo da Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, para levar o espírito natalino aos bairros da Cidade Coração do Rio Grande. Carregando o Papai e a Mamãe Noel, ajudantes, duendes e bailarinas, o dindinho carrega também o encantamento, nesta que é uma das épocas mais bonitas e emocionantes do ano.

Neste sábado não foi diferente. Eram 14h22min quando o apito soou e o dindinho desceu a Rua Venâncio Aires em direção à Região Leste do Município. Foi a vez das comunidades dos bairros Camobi e Maringá receberem os Encantadores de Natal.

No caminho até os bairros, a música “Bate o Sino” anunciava a chegada da trupe. De dentro dos carros, do portão de casa ou da janela, quando o dindinho passava era sinônimo de festa. E o espírito natalino, as roupas decoradas dos duendes e o aceno do Papai Noel não encantaram apenas as crianças. Jovens, adultos e, especialmente, idosos, se renderam à emoção do momento. A aposentada Shirlei Pereira, 77 anos, acompanhava o aniversário da neta de uma amiga, no Residencial Zilda Arns, quando ouviu a canção natalina. Mais do que depressa, saiu em direção à rua, e não pensou duas vezes antes de abraçar, um a um, os duendes que faziam a festa com o Papai Noel.

“Eu adore, eu amei, achei maravilhoso. Eles estão transmitindo tanta alegria, tanta paz, que é o que a gente precisa hoje. Já não tenho mais a minha família comigo, hoje, tenho apenas os meus amigos e amigas. E ver essa turma toda feliz, me encheu de alegria”, contou a aposentada, emocionada.

PARADA PARA FOTOS E PEDIDOS

Na região, o dindinho “estacionou” por quatro vezes: no Residencial Zilda Arns, na Cohab Fernando Ferrari, na Rua Santa Lúcia e na Rua João Machado Soares, próximo à ERS-509. Se, sendo guiado por seu Adão, o dindinho já encantava a comunidade, ao parar, iniciava-se outra festa. Famílias iam ao encontro da trupe, seja para ganhar balas e pirulitos, ou para registrar, com fotos e vídeos, a passagem dos encantadores. A dona de casa Solange Giffree, 46 anos, moradora da Cohab Fernando Ferrari, levou o filho Anderson Mauricio para acompanhar a atividade. Segundo ela, como o pequeno ainda tem medo do Papai Noel, a ideia era mostrar para ele a beleza do bom velhinho.

“O Natal mexe com a gente, é algo muito especial. Me fez lembrar de quando eu era criança, que passava o ano inteiro esperando pela data, porque a gente vestia a nossa melhor roupa, a mãe preparava doce e juntava a família. É isso que eu quero para ele também”, contou Solange.

Já na Rua Santa Lúcia, a aposentada Iracema Zucchetto, 84 anos, muito emocionada, fez um pedido especial aos Encantadores: pediu que todos posassem para uma foto com ela. A recordação será enviada à netinha Valentina, de dois anos, que está nos Estados Unidos, mas que deve passar o Natal com a avó.

“Achei maravilhoso eles se disporem, mesmo com esse calor todo, vestir essas roupas e levar tanta alegria. Isso é algo feito com o coração, que me trouxe emoção”, comentou.

Viva o Natal tem financiamento da Lei Rouanet. A promoção é da Prefeitura Municipal de Santa Maria e a realização da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM). Patrocínio: Bradesco, Farmácias São João, Sulclean Segurança, Grazziotin, Beltrame Supermercados, Diário de Santa Maria, Podal, CRVR, Planalto, Biotérmica e Expresso Medianeira. A produção executiva é da Chilli Produções.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial