Inicial > Notícias > Com reforço da Guarda Municipal, Operação...

Notícias

08/12/2017 08/12/2017 13h55m

Com reforço da Guarda Municipal, Operação Papai Noel, da Brigada Militar, foi lançada nesta quinta


 Guarda Municipal atuará de forma integrada com a Brigada Militar (Foto: Deise Fachin)

Efetivo de guardas municipais auxiliará no patrulhamento e em ações de polícia ostensiva junto aos brigadianos

 

A integração entre a Prefeitura de Santa Maria e as forças de segurança do Município, que vem sendo intensificada e incentivada desde o início do Governo do prefeito Jorge Pozzobom, garantirá mais um benefício para a comunidade. Isso porque foi lançada oficialmente, nesta quinta-feira (07), a Operação Papai Noel, realizada pela Brigada Militar (BM) que, neste ano, conta com o apoio de efetivo da Guarda Municipal (GM) de Santa Maria.

O lançamento da Operação Papai Noel 2017 ocorreu na Praça Saldanha Marinho. Conforme o superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria, Sandro Nunes, a intenção é realizar ações conjuntas da Guarda com a BM, durante os dias em que o policiamento será reforçado nas ruas do Município. De acordo com Nunes, o efetivo municipal será inserido em rondas ostensivas e em operações com motocicletas e abordagens de indivíduos suspeitos.

No lançamento da operação, o prefeito Jorge Pozzobom destacou o trabalho integrado entre os órgãos de segurança da cidade, reforçando a importância da atuação conjunta para reduzir os índices de violência e criminalidade da cidade.

“Só temos a agradecer aos homens e mulheres da Brigada Militar e da Guarda Municipal pelo trabalho que estão realizando e pelo comprometimento com a Segurança Pública”, disse o chefe do Executivo.

De segunda a quinta-feira (07), dez servidores da GM passaram por atividades de reciclagem e treinamento na cidade, especialmente com o uso de motos. O superintendente explica que o treinamento tático é conduzido por profissionais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e que um dos objetivos da qualificação é, justamente, que os ensinamentos possam ser colocados em prática na atuação conjunta com a BM – especialmente agora, na Operação Papai Noel – ou, ainda, individualmente.

“Conseguimos, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, recuperar 10 motos, que ampliarão o patrulhamento no Município. Esse treinamento e o nosso apoio à Brigada Militar são fundamentais para aumentarmos a segurança nessa época do Natal, em que intensifica o movimento no comércio e é necessário mais cuidado e o aumento no policiamento. Essa integração que estamos promovendo não será apenas para o Natal, mas, sim, terá continuidade ao longo do ano”, explica o superintendente da Guarda Municipal, ressaltando que a parceria já foi realizada, entre outras, na Operação Calourada Segura e na Romaria da Medianeira.

Conforme o superintendente, hoje, 40% do efetivo da Guarda Municipal está em atuação nas ruas. Nunes explica que, no início desse ano, 100% dos guardas atuavam apenas em prédios públicos. A meta do Governo é que, até 2018, se chegue ao total de 50% do efetivo trabalhando, de forma ostensiva, no patrulhamento das ruas.

OPERAÇÃO SEGUE ATÉ O INÍCIO DE JANEIRO

Conforme o chefe de Operações do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon), capitão Luís Sandro Martins, a Operação Papai Noel 2017 iniciou, de fato, no dia 1º de dezembro e segue até o dia 05 de janeiro. Conforme ele, durante o período de vigência da operação, serão realizadas ações de patrulhamento de polícia ostensiva. O objetivo é direcionar o efetivo para locais e em horário que há maior concentração de pessoas, como shoppings, praças e ruas da área central. Martins afirma ser positivo o trabalho integrado entre a Guarda e a BM.

“Para a Brigada Militar, poder contar com a Guarda Municipal nesse trabalho integrado, só acrescenta em resultado positivos. Aumentamos a presença de policias e de guardas municipais na busca do bem comum, que é a segurança das pessoas”, ressalta o capitão.

No lançamento da operação, o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Central (CRPO Central), tenente-coronel Ricardo Hofmann, salientou que o policiamento será intenso nestes dias.

“Queremos dar toda a tranquilidade para as pessoas, por isso colocamos todo nosso esforço nesta operação”, finalizou o comandante.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770) e Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial