Inicial > Notícias > Guarda Municipal e Brigada Militar realizam...

Notícias

05/12/2017 05/12/2017 16h19m

Guarda Municipal e Brigada Militar realizam treinamento conjunto com motocicletas para futuras ações


Prefeito Jorge Pozzobom foi até o local onde estão sendo realizadas as atividades, no Centro Desportivo Municipal (Foto: João Alves)

Curso e reciclagem para os guardas municipais prevê uma série de atividades que se estendem até quinta-feira

Desde o dia 1º de janeiro de 2017, o Governo do prefeito Jorge Pozzobom lançou um projeto importante para a Segurança Pública em Santa Maria. A proposta da Administração Municipal passa pela integração entre os órgãos de segurança da cidade, com o objetivo único de diminuir os índices de violência e criminalidade no Município. Desde então, uma série de ações conjuntas entre Guarda Municipal e Brigada Militar (BM), por exemplo, já renderam resultados importantes, como a Calourada Segura e a Romaria de Nossa Senhora da Medianeira.

Seguindo essa premissa e estreitando ainda mais os lações entre os órgãos, nesta terça-feira (05), a Guarda Municipal e a Brigada Militar estão realizando um treinamento conjunto com motocicletas no Centro Desportivo Municipal (CDM). As atividades iniciaram na segunda-feira e se estendem até quinta-feira (07).

Com o treinamento e reciclagem, a Prefeitura de Santa Maria busca aumentar o patrulhamento ostensivo, dando mais agilidade e rapidez às ocorrências, além de qualificar os guardas da cidade. Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, as motocicletas vêm para ajudar na sensação de segurança da população. Quando assumiu a Administração Municipal, o chefe do Executivo contava apenas com uma moto para a Guarda Municipal. Uma parceria entre Poder Público, grupo Nicola Motos, Sindilojas e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) garantiu a recuperação de 10 motocicletas, enquanto outras cinco foram recolocadas em atividade pelo Executivo. No total, hoje, Santa Maria conta com 16 motos.

“Esse treinamento mostra a importância que estamos dando à Segurança Pública em Santa Maria. A integração entre a Guarda Municipal, a Brigada Militar e os outros órgãos de segurança mostra o nosso compromisso com essa área”, disse o chefe do Executivo.

“Buscamos a experiência da Brigada, já que nossa proposta é fazer um patrulhamento mais ostensivo, que leve sensação de segurança à comunidade. É um trabalho integrado no qual os principais beneficiados são os santa-marienses”, completou o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes.

O reforço da Guarda Municipal no patrulhamento contribui também com a Brigada Militar. De acordo com o subcomandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), Major Jacob Pinton, a proposta de integração vai ao encontro do que também busca a BM.

“Essa iniciativa que está sendo implantada contribuirá muito com a cidade. Esse treinamento é para nivelar os profissionais, já que é necessário um processo técnico. A parceria resultará em ações importantes para a segurança em Santa Maria”, disse o major.

TREINAMENTO

Até quinta-feira, os guardas terão aulas sobre noções gerais de mecânica e principais panes nas motos. Também receberão instruções sobre troca de pneu, pastilhas de freio, correia e óleos lubrificantes. Os servidores ainda receberão qualificação para atendimento pré-hospitalar, identificação de lesões e traumas, tipos de hemorragias e imobilizações relacionadas a acidentes de trânsito com motocicleta. Além disso, durante as instruções, os guardas terão treinamento para realizar patrulhamento com motocicleta, técnicas de abordagem e noções de escolta.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial