Notícias

09/11/2017 09/11/2017 18h44m

Doutores portugueses visitam escolas da Rede Municipal que concorrem à certificação da PEA-Unesco


Pesquisadores e secretária de Educação, Lúcia Madruga, conheceram os projetos desenvolvidos na Borges de Medeiros (Fotos: Deise Fachin)

Profissionais europeus estiveram na Escola Borges de Medeiros – única escola certificada pelo órgão na Região Central – e na Perpétuo Socorro e José Paim de Oliveira, que concorrem ao selo internacional em 2018

 

Um projeto de uma horta escolar é capaz de transformar uma cidade por meio da Educação. A prova está aqui mesmo, em Santa Maria. Neste ano, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Borges de Medeiros foi certificada pelo Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco) ao inscrever o projeto “Imaginação e Ação: as crianças transformam a realidade em sustentabilidade”. A proposta, avaliada junto aos outros quatro eixos da organização, garantiu a Borges ser a primeira escola da Região Central com o selo internacional.

A partir da certificação, a Prefeitura Municipal pôde realizar o II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, que ocorre até o dia 14 de novembro no Município. O projeto que está ocorrendo é do Infection Control Awareness Through Education (ICATE) – ligado ao PEA-Unesco – que trouxe sete pesquisadores de Portugal para ministrar palestras e oficinas voltadas à Educação e à Saúde.

Além da escola Borges de Medeiros, outras duas escolas da Rede Municipal são fortes candidatas a receber a certificação em 2018: a Perpétuo Socorro e a José Paim de Oliveira. A Escola Santa Catarina, da Associação Notre Dame, também almeja o selo da organização.

As professoras das escolas que concorrem a certificação e as da instituição já certificada são só orgulho. E não é para menos. Os trabalhos desenvolvidos entre todos os profissionais das escolas desencadearam o merecido reconhecimento delas, além de oportunizar formações e capacitações. Para receber a certificação, as instituições precisam trabalhar os projetos em cima dos quatro eixos temáticos da PEA-Unesco: Problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural.

Na Borges de Medeiros, a horta escolar cresceu, envolveu todos os alunos e ampliou os trabalhos voltados aos eixos da PEA-Unesco. Na tarde desta quinta-feira (09), a secretária de Educação, Lúcia Madruga, e alguns pesquisadores portugueses estiveram na escola para visitar as instalações e conhecer o projeto desenvolvido. A comitiva foi recebida pela diretora Gilsi Alves e pela coordenadora da Escola, Sabrina Machado. Ambas ressaltaram o orgulho dos professores, alunos e funcionários da instituição por conquistarem tal feito.

“As escolas se dedicaram, têm trabalhos incríveis e merecem todo o reconhecimento”, disse a secretária Lúcia Madruga.

“Estamos muito felizes com a recepção em Santa Maria. A mobilização dos professores em torno dos projetos é incrível. Sobre o II Encontro, queremos capacitar os profissionais envolvidos e deixar ferramentas para que eles implementem os conhecimentos em seus ambientes, seja nas escolas ou nas unidades de saúde”, completou a gestora do ICATE, Sónia Ferreira.

Na segunda-feira (06), a comitiva portuguesa esteve, junto com o prefeito Jorge Pozzobom, na Escola Perpétuo Socorro, onde conheceu o projeto “Educação para os Direitos Humanos, a Sustentabilidade e a Cultura da Paz”. Lá eles foram recebidos pela diretora Daniela Guterres de Oliveira e por todo o corpo docente da instituição. Já na terça-feira (07), os doutores estiveram na José Paim de Oliveira, conhecendo o projeto “Vivenciando o Ser, o Saber e Fazer do Campo”. Na oportunidade, eles assistiram apresentações artísticas e conheceram os demais projetos desenvolvidos na escola.

II ENCONTRO NACIONAL SEGUE ATÉ ODIA 14 DE NOVEMBRO

O II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa iniciou na segunda-feira (06) e vai até o dia 14 de novembro. Médicos, farmacêuticos, biólogos, microbiologistas, psicólogos, antropólogos e arquitetos de Portugal estão no Município para ministrar as palestras e as oficinas. O projeto é implementado em países em desenvolvimento, na qual alerta para o HIV, tuberculose, Zika Vírus, Chikungunya, entre outras doenças infecciosas.

Professores e profissionais ligados à Saúde que quiserem participar ainda podem se inscrever para as palestras do dia 13 e 14 de novembro. Basta preencher o formulário (disponível aqui), apontando quais dias pretende participar. Essas oficinas e palestras finais serão realizadas no Clube Recreativo Dores e a expectativa da Prefeitura de Santa Maria e do ICATE é que todas as vagas sejam preenchidas.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial