Inicial > Notícias > Prefeitura realiza força-tarefa para limpeza e...

Notícias

20/10/2017 20/10/2017 12h40m

Prefeitura realiza força-tarefa para limpeza e retirada de materiais orgânicos das áreas públicas


Quatro equipes atuam na limpeza, varrição e retirada de galhos caídos (Foto: João Vilnei)

Além da manutenção de praças, parques, ruas e avenidas, a sinalização viária e a coleta de lixo também estão praticamente restabelecidas

 

Depois do temporal registrado em Santa Maria, na madrugada de quinta-feira (19), a Prefeitura trabalha para restabelecer a situação de normalidade no Município. Na manhã desta sexta-feira (20), uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos atua na limpeza e remoção de árvores caídas em ruas, praças e avenidas. No total, 43 pessoas, divididas em quatro equipes – três da Prefeitura e uma da Sulclean – estão percorrendo as áreas públicas do Município.

No período da manhã, os servidores da pasta se concentraram na Avenida Borges de Medeiros e na Rua Venâncio Aires (na região do Batalhão de Operações Especiais - BOE). A Praça Saldanha Marinho recebeu limpeza e os galhos caídos foram retirados do passeio público. Da mesma forma, a Praça Roque Gonzales, próximo ao Hospital de Caridade, foi varrida e os dejetos foram retirados. Durante a tarde, as equipes da Prefeitura estarão trabalhando no Parque Itaimbé, local onde muitas árvores foram danificadas devido aos fortes ventos.

Já os funcionários da Sulclean atuaram na limpeza e varrição da Praça Saturnino de Brito, durante a manhã. De tarde, a equipe terceirizada se desloca para a Praça do Mallet. Naquele local, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, serão cortados e retirados os galhos de árvores que estão comprometendo a segurança dos frequentadores. No sábado (21), todos os setores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estarão funcionando, das 7h30min às 12h, para dar conta das demandas.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, o Cemitério Ecumênico Municipal também está recebendo limpeza e retirada de árvores caídas.

“Além do serviço de limpeza, varrição e recolhimento de materiais orgânicos, também estamos dando suporte às escolas municipais, realizando consertos hidráulicos e elétricos, limpeza de calhas obstruídas com folhas e fazendo pequenos reparos nos telhados”, explicou o secretário.

 

REGISTRO DE OCORRÊNCIAS
A Prefeitura reforça que segue atendendo ocorrências de corte de árvores comprometidas e desobstrução de vias. Equipes da Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros continuam nas ruas atendendo as solicitações pendentes e também as demandas que chegam. Para solicitar auxílio, a população pode entrar em contato com o 4º Comando Regional de Bombeiros, pelo telefone 193.

 

MANUTENÇÃO DE SEMÁFOROS
Outra frente de trabalho da Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, está percorrendo os cruzamentos para monitorar a situação das sinaleiras. Até o final da manhã, cinco pontos permaneciam sem sinalização visual, por falta de energia elétrica. São eles: General Neto com Avenida Dores; Riachuelo com José Bonifácio; Euclides da Cunha com Pinto Bandeira; Floriano Peixoto com Niederauer e Avenida Dores com Padre Caetano (próximo ao Royal).

A Secretaria de Mobilidade Urbana aguarda o restabelecimento da energia elétrica, por parte da RGE Sul, e pede a compreensão e atenção dos motoristas nos cruzamentos, para evitar acidentes. As equipes de Fiscalização de Trânsito estão nas ruas atendendo ocorrências e situações rotineiras.

 

RECOLHIMENTO DE LIXO ESTÁ NORMALIZADO
De acordo com a empresa Conesul, responsável pela coleta de lixo domiciliar, 130 contêineres foram danificados, tombaram ou foram deslocados devido à força do vento. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a coleta foi realizada parcialmente nesta quinta-feira (19), pois a prioridade da Conesul era recolocar e consertar os recipientes. A expectativa é que o recolhimento de lixo domiciliar seja normalizado ainda nesta sexta.

De acordo com Daniel Stoelben, engenheiro ambiental e gerente de unidade da Conesul, somente a Rua Ernesto Becker ainda apresenta problemas de coleta e manutenção dos contêineres, pois a via está parcialmente interrompida devido à queda de uma árvore de grande porte.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial