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18/10/2017

Prefeitura avança em projeto que informatizará setores e criará Sistema de Informações do Município


Reunião contou com representantes do Iplan, das secretarias de Estruturação e Regulação Urbana, Finanças e Superintendência de Tecnologia de Informação (Fotos: João Alves)

Objetivo é integrar os sistemas já existentes e incluir novos para dar mais agilidade e facilitar acesso à informação

 

O avanço das tecnologias tem possibilitado a migração dos diferentes processos, que antes eram burocráticos e necessitavam ser feitos pessoalmente, para a web. Esses tipos de inovações garantem mais agilidade e eficiência, indo ao encontro do que busca a atual Administração Municipal. Sabendo deste importante mecanismo para a qualidade do serviço prestado pela Prefeitura e para a facilidade do acesso à informação da população, representantes de diferentes secretarias estão trabalhando para informatizar os diferentes setores do Executivo e criar um Sistema de Informações do Município. Nesta quarta-feira (18), a equipe que está à frente deste projeto se reuniu para dar encaminhamentos à proposta.  

O objetivo do Governo é integrar os diferentes sistemas já existentes na Prefeitura e incluir novos para facilitar o acesso da população. Quando consolidado e estiver em pleno funcionamento, o sistema possibilitará que os cidadãos tenham, conforme as suas particularidades, informações de diferentes setores que envolvem o Município, como: o encaminhamento de processos na Estruturação e Regulação Urbana; documentos e dados nas Finanças – como IPTU, emissão de taxas e certidões, consulta a protocolos –; consultas e relatórios da Saúde e da Educação; entre outras facilidades que acompanharão o Sistemas de Informações.

“Estamos preparando um sistema que vai simplificar e agilizar a prestação de serviços no Município, com muito mais eficiência e qualidade”, disse o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Vilson Serro.

O secretário adjunto de Estruturação e Regulação Urbana, Elinor Dalla Lana, aproveitou para destacar os procedimentos que devem constar no sistema, como o habite-se, a demolição, o desmembramento e o remembramento, além da certidão de números oficiais. Cada um desses pontos é discutido entre todos os participantes, justamente para avaliarem, em conjunto, maneiras de facilitar o acesso.

O sistema também contará com dados geoprocessados, mapas e informações técnicas, além dos levantamentos feitos pela empresa Geomais Geotecnologia, responsável pelo recadastramento urbano de Santa Maria.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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