Notícias

18/10/2017

Alunos da EMEF São Carlos participam de ações de cuidado com a Saúde promovidas pela ESF Urlândia


Estudantes acompanharam as orientações repassadas pelas profissionais da ESF Urlândia (Foto: Deise Fachin)

Equipe da unidade realizou palestras sobre higiene pessoal, corporal e ambiental para os estudantes e professores

 

Os estudantes da Escola Municipal de Fundamental (EMEF) São Carlos, no Bairro Urlândia, participaram, nesta quarta-feira (18), de uma atividade diferente em sala de aula. É que oito profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) Urlândia estiveram na escola durante a manhã para trabalhar o cuidado com a Saúde junto aos alunos e professores da instituição.

A atividade ocorreria no Campo de Futebol 14 de Julho, no mesmo bairro, e contemplaria toda a comunidade da região. No entanto, em função da chuva, a iniciativa no local foi suspensa e transferida para a escola, onde estudantes e o quadro funcional foram contemplados com orientações de Saúde.

De acordo com a enfermeira da unidade, Maria das Graças de Siqueira, participaram da ação estudantes do 6º ao 9º ano da escola. Segundo ela, a equipe da ESF promoveu palestras com os alunos, em que foram abordados, entre outros temas, a higiene pessoal, corporal e ambiental. Além de repassarem orientações sobre o cuidado com o corpo e os cabelos – para evitar a escabiose (sarna) e a pediculose (piolhos) – as profissionais também abordaram assuntos relacionados à transmissão e prevenção de doenças, proliferação e combate ao Aedes aegypti, cuidados com a alimentação, entre outros assuntos.

Conforme Maria das Graças, ao longo do ano, a ESF está presente na EMEF, assim como em outras instituições de ensino da região que fazem parte do território de atuação da Estratégia, promovendo, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), o cuidado com a Saúde. Nesta manhã, a intenção foi ampliar o debate sobre o assunto, e incentivar que as próprias crianças cuidem de sua Saúde.

“Viemos até aqui para reforçar essas orientações com os estudantes, pois sabemos que esta é uma região que necessita de atenção. Devemos sempre estar vigilantes no que tange ao cuidado da Saúde da comunidade e estar próximos deles auxilia nesse processo”, explicou a enfermeira.

 “Achei muito importante elas virem até aqui, pois a gente não conhece todas as doenças e não sabe como prevenir. Assim, a gente vai aprendendo mais”, contou a estudante do 7º ano da escola, Graziela Flores, 16 anos, que acompanhou a atividade.  

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial