Inicial > Notícias > Santa Maria e municípios da Quarta...

Notícias

17/10/2017 17/10/2017 18h04m

Santa Maria e municípios da Quarta Colônia se reúnem para discutir a destinação de resíduos sólidos


Santa Maria, Agudo e São João do Polêsine foram as cidades representadas durante o encontro (Foto: João Vilnei)

Encontro possibilitou o diálogo sobre a implantação da coleta seletiva em cidades da Região Central

 

Representantes da Prefeitura de Santa Maria e de administrações municipais da Região Central estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (16), para tratar sobre a destinação de resíduos sólidos e coleta seletiva. Participaram do encontro, realizado no Centro Administrativo Municipal, técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e agentes públicos das prefeituras de Agudo e São João do Polêsine.

O grupo contextualizou o problema do descarte irregular de inservíveis, recorrente tanto em Santa Maria quando em municípios da Quarta Colônia. O secretário de Meio Ambiente, André Domingues, afirmou que o gerenciamento de resíduos sólidos é tema de importância para a gestão municipal e defendeu a ideia de que os selecionadores de materiais recicláveis precisam se organizar.

“Em Santa Maria, destinamos ao aterro sanitários mais de 5 mil toneladas de resíduos por mês. Deste montante, apenas 18 toneladas são selecionadas na esteira da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, sem falar nas toneladas recolhidas diariamente por selecionadores/recicladores individuais e associados. Por isso, precisamos estimular a emancipação e autonomia das pessoas que trabalham nas associações de reciclagem”, afirmou.

O superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental e Animal, Gerson Vargas Peixoto, diz que “é de extrema importância, Santa Maria caminhar junto com os demais municípios da região central, pois hoje recebemos grande parte dos resíduos gerados nos outros municípios. Um bom trabalho de separação dos resíduos na origem amplia a vida útil do aterro, deixamos de enterrar matéria prima e reduz o custo ambiental”.

Segundo a bióloga da Emater e representante da Comissão Municipal de Resíduos Sólidos de Agudo, Claudia Bernardini, o propósito da reunião foi ouvir da Fepam qual a melhor forma dos municípios implantarem a coleta seletiva.

“A coleta seletiva é uma exigência legal e algumas cidades vizinhas já estão se organizando para implantar o recolhimento de materiais que são passíveis de serem reciclados. A participação da Prefeitura de Santa Maria neste diálogo se deu porque, apesar de não fazer parte da Quarta Colônia, houve interesse do secretário André Domingues em aderir”, explicou Claudia Bernardini.

Para José Antônio Mallmann, representante da Fepam, o grande entrave dos municípios para a implantação da coleta seletiva é financeiro.

“Algumas cidades da região estão um pouco à frente nessa questão, pois têm promovido ações específicas de Educação Ambiental, o que colabora muito. Mas o que sugerimos é a união dos municípios, por meio de parcerias e cooperação técnica para diminuir custos. A parte ambiental tem o apoio da Fepam”, concluiu Mallmann.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial