Notícias

13/10/2017 13/10/2017 12h40m

Funcionárias da Casa de Saúde participam de ação da campanha Outubro Rosa nesta sexta-feira


Atividade foi organizada pela Prefeitura e Casa de Saúde (Foto: João Alves)

Atividade inclui avaliação ginecológica e encaminhamento para exames necessários

 

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Santa Maria e o Hospital Casa de Saúde proporcionou o cuidado com a Saúde e a prevenção para as funcionárias da instituição. Inserida na programação do Outubro Rosa, cerca de 58 mulheres do hospital realizam, nesta sexta-feira (13), uma avaliação ginecológica.

A atividade foi idealizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTA), ambos da instituição. Conforme o presidente da CIPA, Andre Luiz Volmer, a intenção era criar uma ação que pudesse contemplar as funcionárias da instituição e que promovesse, acima de tudo, a conscientização e o autocuidado. Assim, a Casa de Saúde ficou responsável pela “mão de obra” para a realização dos exames, enquanto que a Prefeitura forneceu o material necessário para a coleta de material para o preventivo.

A avaliação ginecológica iniciou nesta manhã e segue à tarde, das 13h às 17h, contemplando as funcionárias de todos os setores do hospital e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Conforme a médica ginecologista da Casa de Saúde, Maria Aparecida Cida Brizola, responsável pela avaliação junto a duas residentes de Enfermagem Obstétrica da instituição, são realizados exames preventivos aos diferentes tipos de câncer que podem ser diagnosticados na mulher, entre eles, o de mama, o de colo do útero e o de ovário.

“Essa ação é uma forma de despertar a conscientização dessas mulheres, para que elas se cuidem, e, também, é um “cuidado cuidador”, uma forma de humanização dos nossos profissionais”, destacou a médica.

Além da atenção aos diferentes tipos de câncer, a avaliação contempla ainda outras alterações de Saúde que possam ser observadas nas mulheres. Conforme o supervisor de Atendimento do hospital e membro do GTA, Solimar Costa, a Prefeitura dará encaminhamento para a avaliação do exame, enquanto a Casa de Saúde proporcionará outros exames que sejam necessários.

FUNCIONÁRIAS APROVARAM A INICIATIVA

Antes de colocar em prática a iniciativa, os membros da CIPA e do GTA fizeram um levantamento de quantas mulheres teriam interesse em participar, resultando em cerca de 58 profissionais. Uma delas é a técnica em enfermagem do ambulatório Lucia Almeida, que fez questão de participar da ação. Segundo ela, além de já está no período de realizar os exames, uma parente já enfrentou o câncer e, desde então, todas as mulheres da família realizam os procedimentos necessários.

“Essa é uma forma da gente se cuidar e também da gente se gostar”, ressaltou.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial