Notícias

22/09/2017 22/09/2017 11h56m

Prefeitura trabalha na manutenção e revitalização do Cemitério Ecumênico Municipal


Trabalhos buscam oferecer um ambiente adequado a quem frequenta o local (Foto: Deise Fachin)

Serviço inclui remoção de lixo, limpeza, aterro do terreno e melhorias na acessibilidade


Com o objetivo de oferecer um local seguro e limpo à comunidade do Município, a Prefeitura de Santa Maria está, desde meados de março, trabalhando na revitalização do Cemitério Ecumênico Municipal. As ações no local iniciaram para o Dia das Mães e estão tendo continuidade agora, para garantir um ambiente adequado para o Dia de Finados.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, os serviços no local incluem, além da revitalização, os trabalhos de limpeza, manutenção e conservação. As melhorias já podem ser observadas em diferentes pontos do cemitério, que tem uma área de aproximadamente 8,5 hectares. De acordo com o titular da pasta, mais de 50 caminhões de resíduos sólidos e vegetais já foram retirados do local desde que o trabalho iniciou, em março.

Entre os pontos que receberam intervenção, está a Ala Leste do Ecumênico, próxima ao portão de acesso da Avenida Liberdade. De acordo com Almeida Rosa, nessa região, foi “desativado” um depósito de lixo, criado ao longo do tempo. Na área, foi feita a retirada de resíduos e a recuperação do acesso secundário, com a colocação de pedras para dar condições de tráfego. Segundo Almeida Rosa, o local irá acolher, em breve, uma nova área de carneiras.

Os acessos principais e secundários, nas diversas quadras do cemitério, também estão recebendo intervenção. Nessas áreas, estão sendo realizadas roçadas e podas de árvores devidamente autorizadas.

A Ala Sul, aos fundos do cemitério, também é contemplada com os serviços. No local, foi feita a retirada de lixo, limpeza e taludamento do terreno (ação que consiste em fazer um aterro, de forma planejada e projetada, para evitar a erosão e deslizamento de terra). Essa ação iniciou há cerca de um mês e conta com o trabalho de uma retroescavadeira.

Ainda, nessa mesma área, após a conclusão dos outros serviços, será feita a delimitação do terreno, para marcar os limites do cemitério, evitando possíveis invasões. Também será feito um trabalho de ajardinamento da área verde junto à Avenida Liberdade, com plantio de árvores, bem como colocação de tubulação para escoamento da água. Ainda, já estão sendo plantadas mudas de jasmim amarelo, que irão formar uma cerca viva no entorno do limite superior do cemitério.

“Essa é uma resposta da Administração Pozzobom e Cechin a um clamor da comunidade, que constatava uma situação de abandono dos cemitérios municipais e que pedia por uma melhoria nas condições dos serviços prestados. Além disso, é uma forma de respeito à memória das pessoas que estão sepultadas aqui”, destaca o secretário Almeida Rosa.

MELHORIA DOS ACESSOS

Além de todas as ações já executadas, também serão feitas melhorias nos pontos de acessibilidade na entrada principal do Ecumênico. O objetivo é que, até o Dia de Finados, os acessos já estejam adequados. Também na entrada do cemitério, foi feita a realocação do velário, que ficava próximo ao portão leste, além de estar sendo realizada a urbanização do monumento.

Almeida Rosa destaca que o trabalho prioriza, inicialmente, o Cemitério Ecumênico Municipal, mas que as ações serão estendidas aos cemitérios da Caturrita, do Campestre do Menino Deus e do Pau a Pique. Os serviços são realizados pelos servidores do Município, sem custos adicionais para a Prefeitura, além de contar com a parceria de pessoas físicas e empresas e instituições locais.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial