Inicial > Notícias > Para fortalecer ações, 7º Encontro de...

Notícias

19/09/2017 19/09/2017 11h35m

Para fortalecer ações, 7º Encontro de Formação do Programa Saúde na Escola inicia em Santa Maria


Prefeito Jorge Pozzobom participou do início da atividade, junto a secretários de Governo e integrantes do Executivo (Foto: João Alves)

Capacitação será realizada ao longo desta terça feira, com o objetivo de fortalecer o trabalho conjunto das áreas de Saúde e Educação 


Representantes de duas áreas essenciais para o Município – a Saúde e a Educação – estão reunidas, nesta terça-feira (19), no Park hotel Moroton, com um objetivo em comum: fortalecer as ações desenvolvidas na cidade. Isso porque os profissionais de Unidades de Saúde e de escolas municipais e estaduais de Santa Maria participam, durante todo o dia, do 7º Encontro de Formação do Programa Saúde na Escola (PSE). Em um período de oito meses, o Município passou de apenas cinco escolas pactuadas ao programa para 49.

A atividade segue até as 17h e teve sua cerimônia de abertura nesta manhã. O prefeito Jorge Pozzobom, secretários de Governo, coordenadoras do projeto e outras autoridades participaram do início da atividade, destacando a importância de promover mudanças no cenário local para alcançar resultados positivos nas áreas da Saúde e da Educação. 

Na oportunidade, o prefeito Pozzobom apresentou dados da Saúde no Município, ressaltando os números do Mutirão Fila Zero e as conquistas da área ao longo dos primeiros meses de Governo. O chefe do Executivo ainda detalhou o orçamento das áreas na cidade, destacando a importância de compartilhar essas informações com os servidores, com os quais tem buscando trabalhar de maneira conjunta, como forma de valorizar os profissionais e fortalecer os serviços.

"Vocês têm uma Administração, um time comprometido com os servidores, e um Governo que não quer mentiras. Tenho falado de maneira clara e objetiva que só vamos avançar naquilo que de fato queremos se trabalharmos com a verdade. E é isso que estamos propondo", enfatizou o prefeito.

Os secretários de Saúde e Desenvolvimento Social, Liliane Mello Duarte e João Chaves, respectivamente, também participaram do encontro e ressaltaram a importância de ações conjuntas entre diferentes áreas e de atividades voltadas para a qualificação dos profissionais. Liliane destacou o crescimento do PSE no Município, que conta hoje com 49 escolas pactuadas.

"Sei que temos muitas carências, mas temos, também, muitos potenciais e, com o que temos, fazemos muito. Vejo muitos profissionais da Educação e da Saúde cada vez mais integrados e buscando soluções. Para mim, é uma alegria estar aqui, vendo vocês trabalharem para evoluir ainda mais nesse processo", destacou Liliane.

Ressaltando que a escola é o local onde mais facilmente são detectados os problemas das crianças e adolescentes, o secretário João Chaves reforçou a necessidade de um olhar voltado para esse espaço e de ampliar as discussões para a criação de políticas públicas que contemplem essa parte da população.

“Hoje vemos que não estamos mais desconectados. Estamos todos unidos. E, se a Saúde, a Educação e o Social andarem juntos, vamos avançar muito mais na nossa sociedade”, finalizou.

ENCONTRO TERÁ MESA REDONDA E DISCUSSÕES

As atividades propostas para o encontro de formação serão realizadas com mesa redonda, exposição de serviços desenvolvidos no Município e que influenciam diretamente nas ações do PSE, além de espaço para discussões. De acordo com a coordenadora do projeto na Secretaria de Saúde, Eliane Socal, a intenção é debater as demandas que já foram levantadas pelos profissionais da Saúde e da Educação durante o desenvolvimento das ações do PSE nas escolas e junto aos alunos. Ainda, o curso busca qualificar os profissionais e promover ainda mais a interação entre eles.

“A formação dá suporte, qualifica os profissionais para o desenvolvimento das ações. Não podemos deixar de discutir a tomada de decisões e esse espaço serve justamente para isso: para levantar as necessidades e buscar soluções”, ressaltou Eliane.

“O nosso objetivo aqui é passar orientações para os profissionais, esclarecer as dúvidas e dar apoio a eles no desenvolvimento das ações do PSE”, complementou a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Adriana de Andrade.

Ainda, participaram da formação da mesa de abertura do encontro, a superintendente da Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes, e a representante da Promotoria Regional de Educação, Isabel Cristina Martins Silva.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial