Notícias

19/09/2017 19/09/2017 08h31m

Mateada no Passo do Verde e cavalgada em São Valentim marcam os Festejos Farroupilhas no Interior


Mateada na EMEF Irineo Antolini buscou integrar professores, alunos e familiares (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Escolas dos distritos organizaram eventos, que contaram com a comunidade escolar das instituições

 

Integrar a comunidade do Interior e preservar a cultura gaúcha, especialmente no período que se celebra os Festejos Farroupilhas, foram alguns dos motivos de a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irineo Antolini, no Distrito de Passo do Verde, realizar uma mateada, na tarde de segunda-feira (18). Professores, alunos, funcionários e familiares se reuniram na instituição para festejar a semana farroupilha. No sábado (16), a Cavalgada da Integração, em São Valentim, também movimentou a comunidade do distrito.

Com o chimarrão em punho e revisitando a história do Rio Grande do Sul, a comunidade escolar da Irineo Antolini realizou a mateada, organizada pela direção da instituição de ensino. Conforme a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Cláudia Bassoaldo, o objetivo foi cultivar as tradições e integrar estudantes, professores e familiares que residem do Distrito de Passo do Verde.

“A escola organizou essa mateada, que busca, acima de tudo, a integração entre toda a comunidade escolar, ainda mais quando se celebra os Festejos Farroupilha”, disse Cláudia.

CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO

Cumprindo os eventos oficiais realizados pelo Município, dezenas de cavaleiros realizaram, no sábado (16), a Cavalgada da Integração. No Distrito de São Valentim, eles saíram da EMEF José Paim de Oliveira e cavalgaram até o CTG Tropeiro Velho, onde foram recebidos pela comunidade do Interior e, também, por visitantes, como os estudantes da EMEF Ione Parcianello.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial