Notícias

18/09/2017

Escola Estadual Rômulo Zanchi participa de classificatória do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança


Intenção é trabalhar temas ligados à Educação Fiscal através do canto, dança e paródia, por exemplo (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

A escola produziu dança e paródia com os alunos para apresentar no festival, que ocorre em outubro

 

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) procura se estender ao máximo para atender todas as escolas do Município. Não é diferente com as escolas estaduais, que também são envolvidas nos projetos da Educação Fiscal. Assim, na manhã desta segunda-feira (18), a Escola Estadual Rômulo Zanchi, recebeu a etapa classificatória do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança.

Coordenados pela educadora especial Maria Alice da Silveira, alunos do 4º, 5º, 7º, 8º e 9º anos desenvolveram, junto com aluno do 1º ano do Ensino Médio, uma coreografia para subir ao palco do festival. Com as músicas “Chega” e “Rap da Felicidade”, eles buscaram demonstrar atual situação atual do país. A escola apresentará também uma paródia da música “Canto Alegretense”, intitulada de “Canto Fiscalense”, e que será apresentada na categoria comunidade, no dia 07 de outubro, no salão nobre do Clube Recreativo Dores.

A coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires e a disseminadora Rozania Rosa contaram com o auxílio do coordenador da Educação Fiscal na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Valnês Camargo, e do assessor pedagógico Luiz Silva para avaliar as produções realizadas na escola.

Segundo a professora Maria Alice, o tema é trabalhado na escola há anos. Ela conta que a primeira vez que trabalhou a Educação Fiscal foi por iniciativa própria, em meados de 1997l para mostrar aos alunos que, nas transações mais simples, como ir à padaria, o imposto recolhido pelo governo retornava em pagamento dos bens públicos.

“Nós temos um compromisso com a Educação e com o nosso país, precisamos de cidadãos conscientes e ativos. Este é o nosso trabalho”, concluiu.

O Festival Cid Legal Canta e Dança busca estimular, através da música, dança, paródia e poesia o conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos. A 11ª edição ocorre no dia 30 de setembro, no Centro Desportivo Municipal, para a Educação Infantil. No dia 06 de outubro ocorre a etapa da Educação para Jovens e Adultos (EJA), no Centro Administrativo Municipal. No mesmo dia, ocorre a etapa do Ensino Médio e Comunidade, no Salão de Nobre do Clube Recreativo Dores. No mesmo local, nos dias 06 e 07 de outubro, a categoria é de Ensino Fundamental.

 

Texto e fotos: acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial