Inicial > Notícias > Cidadania Educação Fiscal movimentaram a terça-feira...

Notícias

13/09/2017 13/09/2017 15h52m

Cidadania Educação Fiscal movimentaram a terça-feira da EMEF Adelmo Simas Genro


A atividade envolveu mais de 300 alunos de nove turmas, coordenados por 15 professores e monitores (Foto: Divulgação)

O projeto Varal da Cidadania envolveu todas as turmas dos anos iniciais da escola

 

Na última terça-feira (12), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) desembarcou na Escola Municipal Adelmo Simas Genro e movimentou o dia de professores e alunos da instituição. O intuito da visita foi realizar o projeto Varal da Cidadania, que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento das temáticas da Educação Fiscal em sala de aula.

No total, a atividade envolveu mais de 300 alunos de nove turmas, coordenados por 15 professores e monitores. Sem contar a parceria da equipe diretiva da escola, liderada pelo diretor Pedro dos Santos e pela vice-diretora Sandra Cargnin, que auxiliaram durante todo o dia nas atividades.

A coordenadora adjunta e a disseminadora do PMEF, Adriana Aires e Rozania Rosa, conheceram os trabalhos realizados na escola, para então estender o varal para as crianças. Segundo Rozania, esse engajamento só mostra que é possível acreditar em um futuro melhor, pois quem está perto se contagia. “No momento que eles pegam para valer e mergulham na Educação Fiscal, a gente percebe este resultado, toda escola trabalhando o tema” concluiu ela.

Dentre os projetos produzidos por alunos da pré-escola até o 5º ano, foi possível perceber que o tema pode ser trabalhado de diversas formas. A professora Eliane Silva desenvolveu com os alunos da pré-escola o tema “Cidadania e Saberes do dia-a-dia”. Segundo ela, o colégio deve ser percebido como um espaço de reflexão sobre as situações e ações referentes à comunidade, para que os alunos reflitam sobre a sua função social como cidadão que possui direitos e deveres.

Os temas foram trabalhados em diferentes disciplinas, como fez a professora Mariza Zimmermann, que propôs aos alunos do 4º ano abordar a Educação Fiscal na Língua Portuguesa, Matemática e Artes.

“O aluno só aprende e valoriza tudo o que é construído quando sabe de onde vem o dinheiro dos impostos que são pagos. Pedir sempre a Nota Fiscal quando for comprar alimentos, remédios, roupas e outras coisas é fundamental”.

 

VARAL DA CIDADANIA
O projeto Varal da Cidadania tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas previamente em sala de aula e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são frutos de apreensões da Receita Federal do Brasil e posteriormente destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

 

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Divulgação/PMEF
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial