Notícias

13/09/2017 14/09/2017 17h16m

Mateada das Escolas do Campo: ação na Escola João da Maia Braga celebra os Festejos Farroupilhas


Atividade movimentou a quarta-feira da comunidade do Bairro Passo das Tropas (Fotos: João Vilnei)

Além dos alunos da instituição, mateada contou com a presença dos estudantes da Escola Irineo Antolini

 

Uma mateada, com diversas apresentações culturais e muita música movimentou a tarde desta quarta-feira (13) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João da Maia Braga, no Bairro Passo das Tropas. A atividade é alusiva aos Festejos Farroupilhas 2017 do Município. Alunos, professores, funcionários e a comunidade participaram da ação, que contou, também, com estudantes da EMEF Irineo Antolini, do Distrito Passo do Verde.

Pilchados, os peões e as prendas dançaram ao som da banda da Brigada Militar, cultivando as tradições gaúchas e aprendendo um pouco mais sobre a história do Rio Grande do Sul. As apresentações artísticas também eram a caráter, guiados pelas professoras da João da Maia Braga. As mães, os pais e a comunidade também prestigiaram a mateada promovida pela instituição, que foi apoiada pela Secretaria de Educação do Município.

A secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Rocha Farias, acompanhada das coordenadoras da pasta, Cláudia Bassoaldo e Vera Simon, esteve na mateada, realizada ao lado da escola, no CTG Timbaúva. Ela lembrou da importância de se valorizar as raízes, principalmente as escolas de campo, resgatando a cultura, as tradições gaúchas e as histórias dos homens do Interior.

“Resgatar a nossa cultura é sempre válido e importante, pois é nossa identidade e tem que sempre ser preservada”, disse a secretária adjunta.

Ronan Martins, 9 anos, Pablo Dutra, 8, e Vinicius Medeiros, 9, não perderam a oportunidade de dançar e se divertir nos Festejos Farroupilhas. Os alunos do 3º ano da escola ressaltaram que esta é a quarta vez que participam do evento. A estudante do 5º ano, Evelin Moraes, com chimarrão em punho e vestida de prenda, também aproveitou para se divertir com as colegas e interagir com os alunos da outra escola.

“Adoramos essa mateada e sempre que tem nós viemos”, resumiu Evelin.

A diretora da EMEF João da Maia Braga, Nívea Paim Correa, ressaltou que a escola realiza esta atividade há cinco anos e busca, a partir dela, a integração entre a comunidade, os alunos e as outras escolas que participam da mateada.

“Esse evento é sempre bastante esperado por nossos alunos. Precisamos valorizar nossas raízes, especialmente nós que somos escolas do campo”, argumentou a diretora.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: JoãoVilne (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial