Notícias

13/09/2017

Unidade Móvel disponibiliza atendimento médico e de enfermagem para comunidade do Bairro Km 3


Serviços serão disponibilizados até as 17h desta quarta (Foto: João Vilnei)

Ação especial integra a programação de aniversário aos 80 anos da Paróquia das Dores

 

Os moradores do Bairro Km 3 terão, ao longo desta quarta-feira (13), um dia destinado ao cuidado com a Saúde. Isso porque a Unidade Móvel de Saúde do Município está estacionada em frente à Capela Nossa Senhora das Graças disponibilizando atendimento médico e de enfermagem. A atividade foi um pedido da comunidade e integra a programação de aniversário de 80 anos da Paróquia das Dores, localizada na Região.

Conforme a enfermeira Evanir Parcianello, responsável pela Unidade Móvel, as atividades no local serão ofertadas até às 17h desta quarta-feira. São disponibilizadas consulta médica com clínico geral, atendimento de enfermagem, verificação de pressão e glicose, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de orientações de Saúde de forma geral. Ainda segundo Evanir, o cuidado odontológico também tem espaço, com ações de escovação supervisionada e de prevenção ao câncer de boca.

De acordo com o organizador da ação, Delson Diniz, o pedido à Prefeitura, para que fossem disponibilizados os atendimentos, contempla uma demanda da comunidade que, atualmente, não conta com uma Unidade de Saúde. Assim, aproveitando as comemorações da Paróquia, foi pensado em oferecer o atendimento à população, além de já ter sido feito também um mutirão de limpeza nas margens da Avenida Diácono João Luiz Pozzobon.

“O pessoal adorou a iniciativa, pois é algo que a comunidade precisa. Estivemos de casa em casa divulgando a ação e esperamos que muitas pessoas compareçam”, ressaltou.

De acordo com Evanir, a ação é importante pois possibilita que os usuários permaneçam com a Saúde em dia, atualizando as consultas, as receitas médicas e realizando procedimentos.

“A comunidade pediu que viéssemos e estamos sendo parceiros nessa iniciativa. Aqui é uma região com muitos idosos e nós conhecemos a demanda, então, essa é uma oportunidade para colocar em dia a Saúde”, explicou a enfermeira.

A ação social iniciou por volta das 8h30min e, até às 10h, um total de 13 pessoas tinha procurado o local. A aposentada Maria de Lurdes Santos Granada, 69 anos, foi uma das usuárias que garantiu atendimento. “Vim verificar a pressão e a glicose. Estou sempre me cuidando, procurando o médico. Então, aproveitei essa oportunidade”, contou.

Além da Unidade Móvel de Saúde, a ação conta também com o trabalho de profissionais da Residência em Atenção Clínica Especializada em Infectologia e Neurologia da Unifra e do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial