Notícias

17/08/2017 18/08/2017 10h27m

Alunos da Escola de Educação Infantil Sinos de Belém conhecem o projeto Varal da Cidadania


Crianças aprenderam mais sobre impostos e aplicação de recursos (Foto: Divulgação)

Cinco turmas estiveram com as integrantes do PMEF durante os dois dias

 

A parceria entre as escolas da Rede Municipal e o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), tem como objetivo incentivar professores e alunos a trabalhar o tema “Educação Fiscal” de forma integradora, inter e transdisciplinar em sala de aula. Neste sentido, uma das iniciativas aplicadas junto à comunidade escolar é o Varal da Cidadania. Na tarde da última quarta-feira (16), e na manhã desta quinta (17), o projeto da PMEF foi apresentado à Escola de Educação Infantil Sinos de Belém.

A coordenadora do Programa Municipal, Rosaura Vargas e a disseminadora, Rozania Rosa, se reuniram com cinco turmas do maternal e uma turma da pré-escola. Elas receberam ainda o auxílio da estagiária Naiara Simões. As professoras da EMEI desenvolveram em conjunto um plano de aula sobre a Educação Fiscal para que todos os alunos trabalhassem o tema.

Denominado de “Construindo Cidadania”, o projeto buscou desenvolver a consciência para o pleno exercício da cidadania (direitos e deveres), também despertar a atenção das crianças e dos pais em relação ao ato de comprar, percebendo que ao efetuar o pagamento e exigir a nota fiscal, pagamos também impostos os quais retornam na forma de bens e serviços públicos.

Os pais dos alunos foram fundamentais no processo de aprendizagem, pois, a pedido das professoras, eles debateram junto com seus filhos na relação de que as pessoas trabalham, recebem os seus salários e podem comprar o que precisam, ligando diretamente às atividades relacionadas ao dinheiro, aos tributos e ao Dia dos Pais.

A atividade de fato consistiu na confecção de um cofre coletivo, com objetivo de chegar a um montante total que possibilitasse a compra de ingredientes para produção de bolachas na cozinha da escola. A nota fiscal da aquisição dos produtos no mercado foi utilizada para identificar a quantidade de tributos pagos no valor total da compra, além de conter uma opinião dos pais sobre o desenvolvimento do trabalho.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: PMEF
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial