Notícias

17/08/2017 18/08/2017 10h27m

EMEF Lourenço Dalla Corte participa de atividades do projeto Varal da Cidadania


Dentro das atividades, estudantes trabalhar temas voltados à Educação Fiscal (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

A atividade se estendeu durante todo o dia e envolveu todos os alunos da instituição

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Dalla Corte, no Bairro São José, recebeu, na última terça-feira (15), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), para participar do projeto Varal da Cidadania. A coordenadora adjunta do programa, Adriana Aires, junto à disseminadora Rozania Rosa, estiveram durante todo o dia na escola, e envolveram alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais no projeto, que tem o objetivo de trabalhar a Educação Fiscal.

Durante a parte da manhã, a atividade foi realizada com os alunos dos Anos Iniciais (do 1º ao 4º ano) e da Educação Infantil (Pré A e B). Eles confeccionaram maquetes da cidade, relacionando o assunto com a questão das notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos municipais. À tarde, os estudantes do 5º ao 9º ano entregaram suas notas fiscais ao programa, e apresentaram as paródias desenvolvidas em sala de aula.

A diretora da escola, Simone Leal, acompanhou de perto todas as atividades desenvolvidas pelas integrantes do PMEF. Ela confirmou ainda a presença de alunos dos Anos Iniciais e Finais na 11ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança, que acontece em setembro e outubro deste ano.

A disseminadora, Rozania Rosa, demonstrou-se satisfeita com o que viu na escola. Segundo ela, a visita serviu para conhecer as apresentações e ideias que poderão subir ao palco do festival. “Nós percebemos que os temas da Educação Fiscal foram trabalhados de forma interdisciplinar. Ficou evidente o conhecimento dos alunos sobre o que é imposto e sonegação, por exemplo. As crianças aprenderam direitinho”, afirmou ela.

VARAL DA CIDADANIA

O projeto Varal da Cidadania tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática da Educação Fiscal na escola. No dia do projeto, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas em sala de aula previamente e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são fruto de apreensões da Receita Federal do Brasil e, posteriormente, são destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

PMEF

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª Coordenadoria Regional da Educação (8ª CRE), Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Divulgação/ Prefeitura
Coordenação Rosaura Vargas
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial