Notícias

15/08/2017

Prefeitura de Santa Maria implanta ferramenta para qualificar atuação da Guarda Municipal


Objetivo da Prefeitura é que os oito guardas da central sejam capacitados para acessar ao sistema (Foto: Deise Fachin)

Capacitação faz parte do compromisso do Governo em reforçar a Guarda Municipal e colaborar com os demais órgãos de segurança do Município

 

Com a proposta de qualificar a Guarda Municipal (GM) de Santa Maria e ampliar suas atuações, a Prefeitura está implantando um novo sistema para ajudar na segurança pública municipal. Os guardas da Central de Videomonitoramento estão recebendo capacitação para acessar à ferramenta, chamada de Infoseg – fornecido pela Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Justiça –, que tem a finalidade de integrar nacionalmente informações como identificação civil e criminal, controle e fiscalização de veículos, inteligência, justiça, entre outros.

Com a nova tecnologia, os guardas, quando necessitarem fazer abordagens, poderão acessar o software e verificar a ficha civil e criminal da pessoa ou as placas de veículos, por exemplo. A medida permitirá uma colaboração ainda mais efetiva da GM no que se refere à segurança pública.

Conforme o superintendente da Guarda, Sandro Nunes, o convênio entre o Governo Federal  - que gerencia o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – e as prefeituras que possuem guardas municipais possibilitou que o Município fosse beneficiado por esta ferramenta. No início de junho, o assessor de Fiscalização e Operações do órgão, Santo da Silva Cordeiro, foi a Brasília receber a capacitação. Até o momento, somente ele e outro guarda estão cadastrados no Infoseg para acessar aos conteúdos, no entanto, o objetivo é que todos os oito servidores da Central sejam incluídos no sistema.

“Isto dará mais agilidade nas consultas e identificações, colaborando para a segurança pública do Município”, explica o superintendente.

Os acessos às informações somente poderão ser feitos pela Guarda Municipal se houver denúncia. Dessa forma, a equipe ostensiva passa as informações para a Central e, então, os servidores fazem a pesquisa. Anteriormente, somente a Brigada Militar conseguia acessar os dados.

O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, salienta que a ferramenta faz parte do compromisso do Governo Municipal em fortalecer a Guarda, fazendo com que a atuação dos servidores colabore ainda mais com as forças de segurança da cidade.

“A prefeitura Municipal não vai se omitir e vai colaborar de forma efetiva com as demais forças de segurança e, consequentemente, com a população. A começar pelos parques e praças, a Guarda Municipal vai, cada vez mais, a atuar em conjunto com os demais órgãos”, argumentou Cortez.

O resultado positivo da implantação do Infoseg já ficou evidenciado na última semana, quando, ao atender uma ocorrência da Lei Maria da Penha, os guardas verificaram que o indivíduo era foragido da Justiça. Ele foi levado à Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde o delegado plantonista deu voz de prisão ao homem.

“A Guarda Municipal poderá contribuir muito mais nos crimes deste tipo. Estamos trabalhando em parceria com Brigada Miliar, Polícia Civil e Polícia Federal e esta nova ferramenta, com tecnologias mais modernas, só tem a melhorar a atuação”, disse o assessor de Fiscalização e Operações, Santo Cordeiro.

CONTROLE DE VIATURAS E ROTAS DA GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal também implantou o Controle de Viaturas e Rotas, que consiste na organização do itinerário feito pelas equipes. Todas as informações são digitalizadas e um boletim, preenchido. Com este novo modelo – adaptado à guarda após capacitação realizada pela Brigada Militar – será possível ter o controle exato das viaturas, rotas, operações, quilometragem dos veículos, ocorrências realizadas, entre outros dados.

“Teremos mais organização com estes controles, atuando com mais força e agilidade em diferentes casos”, ressaltou o assessor de instrução da GM, Edson Weise.

 

INFOSEG

O Infoseg tem a finalidade de integrar nacionalmente as informações concernentes à segurança pública, identificação civil e criminal, controle e fiscalização, inteligência, justiça e defesa civil. A ferramenta é um sistema de pesquisa inovador que funciona em plataforma web e em dispositivos móveis, cuja metodologia permite a realização de pesquisa a partir de vários argumentos simultaneamente. A abrangência funcional e tecnológica, conforme o Ministério da Justiça, oferece soluções para abordagens preventivas e análises criminais. Dessa forma, os riscos são minimizados e a efetividade do trabalho é ampliada.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial