Inicial > Notícias > Prefeitura promove, nesta quinta-feira, 1ª Oficina...

Notícias

15/08/2017

Prefeitura promove, nesta quinta-feira, 1ª Oficina das Condicionalidades do Programa Bolsa Família


População precisar cumprir algumas condições para ter acesso aos benefícios (Foto: Arquivo/ Prefeitura)

Objetivo é aprimorar o atendimento aos beneficiários do programa


A fim de aprimorar os atendimentos aos beneficiários do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família no Município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove, nesta quinta-feira (17), a 1ª Oficina Municipal das Condicionalidades do Programa Bolsa Família. A atividade será realizada a partir das 13h30min, no auditório do Hotel Morotin (Rua Angelo Uglione, 1.629, Centro).

A oficina é voltada para os servidores municiais que foram previamente convidados, de três secretarias de Governo: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, que tem relação direta com o funcionamento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Conforme a gestora do CadÚnico do Bolsa Família, Claudemara Tolotti, o Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade. Para sua realização, os beneficiários precisam cumprir algumas condicionalidades (condições), em especial relacionadas à Educação (como a presença na escola) e à Saúde (realizando, duas vezes ao ano, a pesagem e medição, a vacinação necessária e, no caso das gestantes, o pré-natal).

De acordo com Claudemara, a partir desses acompanhamentos, é que se avalia a qualidade do programa na cidade. Assim, a oficina será realizada para capacitar os servidores que trabalham diretamente com o programa, a fim de qualificar esse serviço.

“Aperfeiçoando esses processos, ganham as famílias, que não vão perder o benefício, e o Município, pois, quanto melhor for a qualidade do programa, mais recursos são enviados à cidade, para o investimento no programa”, explica a coordenadora.

A oficina será ministrada por representantes do Comitê Estadual do Programa Bolsa Família –vinculado ao Departamento de Assistência Social do Estado. Em um primeiro momento, será feita uma explicação geral sobre o funcionamento e a importância do programa. Posteriormente, os servidores serão separados em suas áreas de atuação (especialmente Saúde e Educação) e receberão as orientações dos técnicos responsáveis sobre como operar os sistemas do programa, entre outras ações.

“As condicionalidades do Bolsa Família não pretendem punir os beneficiários, mas, sim, garantir que os direitos sociais alcancem esse público. Por isso, o poder público tem o compromisso de assegurar esses direitos, que irão ajudar as futuras gerações a quebrarem o ciclo da pobreza e a encontrarem melhores oportunidades de emancipação e condições de vida”, destaca o secretário Desenvolvimento Social, João Chaves.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)*
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social
Fotos: Arquivo/ Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial