Notícias

12/08/2017 17/08/2017 11h52m

Pré-Conferências de Cultura mobilizam 300 representantes de 20 segmentos em Santa Maria


Encontros foram realizados no Clube Dores (Foto: Deise Fachin)

Durante cinco  noites, os participantes elencaram suas demandas e prioridades a serem discutidas durante a Conferência Extraordinária, no final de agosto

 

Encerrou nesta sexta-feira (11) a semana de Pré-Conferências Municipais de Cultura, promovidas pela Prefeitura de Santa Maria e pelo Conselho Municipal de Cultura. Durante cinco noites, representantes de 20 segmentos técnico-artísticos estiveram reunidos, no Clube Recreativo Dores, para debater as demandas e o cenário da Cultura produzida em Santa Maria.

O objetivo das pré-conferências é promover a organização dos segmentos, viabilizando o surgimento de candidatos para a eleição dos representes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O pleito será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, através da plataforma eletrônica VotaCultura, disponibilizada pelo Ministério da Cultura (MinC).

Quatro segmentos se reuniram por noite. A organização das pré-conferências afirma que todos os 20 setores de Cultura convidados enviaram seus representantes, uns em maior, outros em maior presença. Durante a semana as pré-conferências reuniram os segmentos de Música; Instituições de Ensino Superior; Audiovisual; Cultura Digital; Tradição e Folclore; Artesanato; Patrimônio Histórico;  Patrimônio Arquitetônico; Teatro; Cultura Indígena; Cultura Popular; Cultura Viva; Livro, Leitura e Literatura; Artes Visuais; Design; Moda; Dança; Cultura Afro-Brasileira; Circo e Diversidade Sexual e de Gênero.

Na avaliação da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, a participação dos segmentos foi positiva. De acordo com a titular da pasta, algumas áreas enviaram mais representantes, outras menos, mas no total, com a participação registrada nas pré-conferências, a expectativa é que cerca de 300 pessoas participem da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, a ser realizada nos dias 28 e 29 de agosto, às 19h, no Auditório da Faculdade Metodista de Santa Maria (Rua Dr. Turi, nº 2.003 – Centro).

“Acho que conseguimos superar nossas expectativas. Mobilizamos todos os segmentos e, apesar de algumas áreas terem enviado poucos participantes, todas elas atenderam ao nosso chamado e se fizeram presente. Por isso, acreditamos estar no caminho certo. Ao longo da semana, os grupos discutiram políticas públicas e trouxeram suas demandas e dificuldades, todo esse conteúdo será levado para uma discussão maior, realizada durante a Conferência Extraordinária. Até agora, estamos todos de parabéns”, afirmou Marta.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Daniel Paim, afirma que as pré-conferências foram um termômetro do grau de comprometimento e interesse dos artistas, realizadores e produtores de Cultura de Santa Maria.

“As conferências prévias cumpriram plenamente sua finalidade: todos os 20 segmentos se fizeram representar. Tivemos reuniões muito produtivas e teremos delegados à Conferência Extraordinária e candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural. As pré-conferências funcionarão como ponto de transição para vários segmentos, seja pela possibilidade de organização interna entre seus pares, seja por conta do fortalecimento das relações entre eles”, explicou Daniel.

A bailarina e artista circense Letícia Nascimento Gomes, participou da última noite de conferências, nesta sexta, representando o segmento “Dança” e foi delegada para representar o setor na conferência.

“Achei o evento muito proveitoso. Muitas pessoas se posicionaram para trabalhar ainda mais em prol da Cultura local. Indicamos alguns pontos que consideramos importantes para levarmos moções para a Conferência Extraordinária e trabalharemos também em pequenos grupos na elaboração dessas moções, entre as demandas que elencamos estão maior segurança e apoio aos artistas na rua e de rua”, concluiu.

Representando o segmento de Cultura Afro-Brasileira, a Yalorixá e conselheira do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Sabrina de Oyá participou da última noite porque acredita na importância de seus pares buscarem suas raízes e suas tradições.

“Vemos esse momento como uma oportunidade histórica para toda a tradição cultural africana e Santa Maria está no caminho certo. Somos um povo de cultura e vamos participar também da Conferência Extraordinária, no final do mês, pois é fundamental que dentro de um conselho sejamos todos representados”, afirmou a Yalorixá.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial