Inicial > Notícias > Prefeito Jorge Pozzobom participa das comemorações...

Notícias

12/08/2017 12/08/2017 13h22m

Prefeito Jorge Pozzobom participa das comemorações aos 30 anos do Projeto “Esperança/Cooesperança”


Cerimônia foi realizada durante o tradicional Feirão Colonial (Foto: João Alves)

Confraternização foi realizada no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter na manhã deste sábado

 

Reafirmando o compromisso com a agricultura familiar, o prefeito Jorge Pozzobom participou, na manhã deste sábado (12), das comemorações aos 30 anos do Projeto Esperança/Cooesperança. A confraternização foi realizada no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, durante o tradicional Feirão Colonial que ocorre todos os sábados pela manhã.

Autoridades políticas e integrantes dos grupos que vendem seus produtos no feirão acompanharam a cerimônia. Na oportunidade, além das mensagens de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo projeto, a organização preparou uma homenagem pelo Dia dos Pais, com direito a mensagem e o tradicional “parabéns a você”.

O prefeito Jorge Pozzobom parabenizou o projeto e ressaltou que o Executivo vem trabalhando para fortalecer a agricultura familiar no Município, tendo lançado, nesta semana, o projeto para a construção de um Centro de Abastecimento e Distribuição de Alimentos, que tem o objetivo de fortalecer os produtores e incentivar a venda dos produtos por eles produzidos. Pozzobom também ressaltou a importância de toda a comunidade “pensar em crescer e, sempre, para frente”.

“Ninguém pode pensar pequeno. Temos que pensar sempre no futuro, pensar em crescer, em sermos mais fortes e em produzir mais. Essa iniciativa começou em um pequeno galpão, mas a irmã Lourdes pensou grande lá atrás, com amor e dedicação, e hoje temos este grande projeto de solidariedade”, incentivou o prefeito.

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, destacou a alegria em poder comemorar os 30 anos de atividades, ressaltando o histórico do projeto, como ele começou e o objetivo solidário com que ele é executado. Ainda, destacou a importância de contar com a participação e o apoio de diferentes entidades, entre as quais o poder público, as universidades, os grupos cooperativados e, sobretudo, as pessoas.

“Esse é um dia de festa para nós, um momento muito significativo. 2017 é um ano que marca muitos jubileus e precisamos agradecer a todas as pessoas que são parte da nossa caminhada. Nós estamos no caminho certo, temos muito o que fortalecer e organizar na economia solidária, mas esse trabalho, com toda a certeza, tem futuro”, comentou irmã Lourdes.

Durante a cerimônia, o microfone ficou à disposição de todas as pessoas, para que compartilhassem sua experiência no Projeto Esperança/Cooesperança e com a Economia Solidária. Depois disso, uma apresentação musical, com gaita de boca, e um café colonial, produzido de forma cooperada entre todos os grupos do projeto, estiveram à disposição da comunidade.

PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA

O Projeto Esperança/Cooesperança é um dos setores do Banco da Esperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e foi criado em 15 de agosto de 1987. Iniciado por Dom Ivo Lorscheiter e inspirado no livro “A Pobreza Riqueza dos Povos”, de Albert Tévoèdjeré, o projeto atua em 34 municípios da região, desenvolvendo diferentes ações, entre as quais, o Feirão Colonial e a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). Hoje, cerca de 300 grupos, desde alimentação até produtos de higiene, integram o projeto.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial