Notícias

12/08/2017 12/08/2017 11h22m

Com avaliação positiva e sem registro de ocorrências graves, Operação Calourada Segura chega ao fim


Última noite de festa, na sexta-feira, registrou a presença de cerca de 400 pessoas na Praça Saturnino de Brito (Fotos: Divulgação/ Prefeitura)

Guarda Municipal e demais órgãos de segurança trabalharam em conjunto para garantir tranquilidade ao evento

 

Repetindo o sucesso da primeira edição, realizada em março deste ano, a Operação Calourada Segura encerrou na noite da última sexta-feira (11). Com avaliação positiva por parte dos estudantes e sem registro de ocorrências graves, essa segunda edição contou com a participação de cerca de 8 mil pessoas durante as cinco noites de evento.

A última noite de comemorações registrou pouco movimento, com um público de pouco mais de 400 pessoas. Mas, quem compareceu à Festa dos Bixos encontrou, assim como nos demais dias, um ambiente tranquilo, com a presença de diferentes forças policiais e estrutura adequada de iluminação e banheiros públicos. O trânsito na esquina das ruas Doutor Bozano e Serafim Valandro e no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Venâncio Aires chegou a ser bloqueado, por volta das 19h, mas foi liberado perto das 21h, em função do baixo movimento, e os jovens foram deslocados para as calçadas e a praça.

Comprometidos com a segurança de quem transitava pela Praça Saturnino de Brito, membros da Guarda Municipal, da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal atuaram de forma conjunta durante todos os dias do evento. Além de abordagens e rondas no entorno da praça, 16 câmeras de videomonitoramento, que eram acompanhadas em tempo real, também auxiliaram os órgãos de segurança no controle da festa. Ainda, a Fiscalização da Prefeitura monitorou estabelecimentos comerciais no entorno da Saturnino, mas, na sexta-feira, nenhuma medida foi necessária, já que os locais respeitaram o horário de funcionamento, que prevê o fechamento às 22h.

Conforme o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, a segunda edição da Calourada Segura ocorreu dentro do planejado. Ele desta que, entre as ocorrências das cinco noites, apenas foram registradas duas prisões por desobediência e uma por posse de entorpecentes e uma lesão corporal leve provocada por arremesso de garrafa.

“Essa segunda edição ocorreu dentro do esperado. Montamos uma estrutura com 16 câmeras em alta definição e um trabalho estratégico com os efetivos dos órgãos de Segurança. O saldo foi positivo, especialmente se considerarmos que a praça é um local inadequado para o grande número de pessoas que compareceu”, ressalta Nunes.

O superintendente destaca ainda que, por mais que tenha sido disponibilizada uma estrutura adequada de segurança, ainda é necessário que se encontre outro ambiente para este tipo de festa. “É um compromisso de Governo do prefeito Jorge Pozzobom buscar um novo local para a comemoração dos bixos, que ofereça mais segurança para nossos calouros. Temos que criar atrativos e convencer a comunidade que a praça e as ruas não são locais adequados para o consumo de álcool e som alto”, explica o superintendente.

ESTUDANTES APROVAM

Os estudantes que compareceram ao tradicional ponto de encontro dos bixos também avaliaram positivamente a estrutura montada para recebê-los. Além dos órgãos de segurança, também houve reforço na iluminação, instalação de banheiros químicos e lixeiras, além de ter sido disponibilizada uma ambulância para atendimento médico.

“Essa é a primeira vez que eu venho, mas eu ouvia falar como era antes. Em outros anos, não dava para ficar aqui, sentados. Agora está muito bem organizado, com bastante policias, o que nos deixa mais tranquilos”, contou a estudante de Técnico em Secretariado, Graciela Dreyer, 20 anos.

Quem também aprovou todo o aparato disponibilizado na Praça Saturnino de Brito foi a veterana do curso de Pedagogia da UFSM, Camila Carvalho, 22 anos. Segundo a estudante, que já frequentava o local em outros anos, a estrutura fez com que ela se sentisse segura para aproveitar a noite.

“Tem policiais para todo o lado, então a gente acaba se sentindo mais segura para sentar aqui e conversar com os amigos. Estou achando tudo muito tranquilo e agradável”, comentou a jovem.

Além da Guarda Municipal e dos demais órgãos de segurança, a Operação Calourada Segura contou com a participação de diferentes secretarias municipais, entre elas, a Casa Civil, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Saúde e Estruturação e Regulação Urbana.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Divulgação/ Prefeitura e Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial