Notícias

11/08/2017 13/08/2017 10h43m

Jesma será lançado nesta segunda-feira com participação recorde de escolas da Rede Municipal


Mais de 6 mil alunos participam da competição escolar (Arte: Gibran Carrazzoni)

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Santa Maria ocorrerá no ginásio principal do CDM

 

A maior competição esportiva entre escolas do Município já tem data para começar. Na próxima segunda-feira (14), a Prefeitura promove o lançamento oficial dos Jogos Escolares de Santa Maria 2017 (Jesma). Para esse dia, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer prepara algumas surpresas para integrar as escolas participantes e envolver os atletas na disputa. Uma delas será a homenagem a três atletas de Santa Maria que se destacaram em grandes eventos esportivos no ano passado. Atrações artísticas e apresentações musicais também estão programadas. O evento será às 14h, no Centro Desportivo Municipal (CDM).

Além das competições disputadas entre estudantes das redes Municipal, Estadual, Federal e Particular, a edição do Jesma neste ano vai apresentar novidades. De acordo com o superintendente de Esporte, Givago Ribeiro, o Jesma 2017 já nasceu com uma proposta nova e mais inclusiva, reforçando a participação de escolas da Rede Municipal de Ensino.

“O número de instituições de ensino inscritas comprova que conseguimos atingir o objetivo de fazer uma edição mais forte e contemple escolas que haviam deixado de participar ou nunca tinham participado do Jesma. Esse fortalecimento, principalmente em relação às escolas da rede municipal, conseguimos conquistar com o suporte da Secretaria de Educação”, afirmou Givago.

Outro fator decisivo para apresentar uma edição renovada é atribuído ao planejamento prévio, realizado a partir de encontros periódicos entre as escolas participantes da competição e a comissão organizadora.

“Foi uma construção conjunta. Apresentamos nossa proposta aos representantes das instituições de ensino e planejamos todas as etapas. Temos convicção que com esta edição do Jesma vamos conseguir resgatar o espírito esportivo nos estudantes e também fazer com que as crianças possam sonhar com carreiras esportivas. Temos e ainda podemos ter grandes nomes do esporte nascidos aqui, nestas competições escolares”, concluiu.

O Jesma 2017 contará com a participação de 63 escolas de Santa Maria disputando nove modalidades nas categorias mirim, infantil e juvenil, nos gêneros masculino e feminino. Nesta edição, 24 escolas da Rede Municipal de Ensino estão inscritas e muitas estão retornando este ano. Em 2016, apenas dez instituições participaram dos jogos.

As inscrições para o Jesma 2017 encerraram em 31 de julho. As atividades esportivas vão mobilizar cerca de 6 mil alunos e serão realizadas nos ginásios do Centro Desportivo Municipal (CDM), no Ginásio do Oreco, no Bairro Tancredo Neves, no Ginásio São Marcos, no Distrito de Arroio Grande, e em ginásios das escolas inscritas que disponibilizaram seus espaços.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Arte: Gibran Carrazzoni
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial