Inicial > Notícias > Compromisso com o Interior: em sete...

Notícias

11/08/2017 11/08/2017 13h59m

Compromisso com o Interior: em sete meses, Prefeitura contabiliza recuperação de 10 pontes na cidade


Em Arroio Grande, na localidade de Arroio Lobato, ponte que havia sido levada pela chuva foi completamente reconstruída (Foto: João Alves)

Ao todo, oito pontes passaram por intervenção nos distritos e duas em vilas do Município

 

O acesso e o trânsito adequado para os moradores do Interior de Santa Maria são preocupações constantes da Administração Municipal. E é empenhada em resolver essas questões que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, tem dedicado atenção especial aos distritos do Município. Até esta sexta-feira (11), oito pontes já receberam intervenção do Executivo em diferentes localidades e, mais duas, em vilas da cidade.

Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, as estruturas foram reconstruídas ou totalmente recuperadas. Segundo ele, receberam melhorias duas pontes na localidade de Arroio Lobato e uma na Invernadinha, ambas no Distrito de Arroio Grande; uma na Colônia Conceição, em São Valentim; uma no Passo do Branco, no Distrito de Passo do Verde; uma na Linha Sete, em Palma; e duas estruturas na localidade de São Sebastião, em Pains.

Na última quinta-feira (10), a equipe de pontes finalizou a fixação, em um único dia, de 150 travessas de madeira de uma ponte, com extensão de 24 metros, na localidade de Arroio Lobato, em Arroio Grande, reconstruindo toda a estrutura. A comunidade estava desde o início do ano sem uma ponte, isso porque a que existia no local foi levada durante as chuvas de fevereiro. Desde então, os moradores utilizavam uma passagem molhada para atravessar o arroio.

Conforme Almeida Rosa, o trabalho no local iniciou há cerca de um mês e, além do processo de beneficiamento da madeira, que foi cedida pela Fepafro, e da preparação das vigas, também foi feito, no local, a preparação do terreno. Ainda, foi feita a colocação de cerca de 50 cargas de pedra, retiradas do serviço de desassoreamento na localidade de Invernadinha, para possibilitar o acesso e para a reconstrução da cabeceira da ponte em ambas as margens.

“A gente estava há muito tempo sem ponte. Além das questões pessoais, temos também uma agroindústria, o que acaba dificultando a entrega de mercadorias. Agora, com essa nova estrutura, acho que vamos voltar a andar para frente”, contou Júlio César Corrêa, proprietário de uma agroindústria próxima à ponte.

PAINS TAMBÉM FOI ATENDIDO

A comunidade de São Sebastião, no Distrito de Pains, também foi contemplada com melhorias das pontes. Duas estruturas, uma de seis metros de extensão e outra de sete metros, foram recuperadas na localidade. A de menor extensão foi completamente reconstruída e, a maior, foi reformada. Conforme Almeida Rosa, as duas pontes estavam com as madeiras comprometidas e colocavam em risco o trânsito nos locais. Os trabalhos nas localidades iniciaram na segunda-feira (07) e foram concluídos na quarta-feira (09).

“Esse é um esforço da atual Administração Municipal em recuperar as pontes nos locais mais críticos, que afligiam a comunidade e causavam transtorno no trânsito de veículos e pessoas. Essas ações demonstram a capacitação técnica e profissional dos nossos servidores, e o compromisso em executar um trabalho que vai resultam em expressivos benefícios para a comunidade”, explica Almeida Rosa.

Ainda conforme o secretário, os serviços estão sendo executados atendendo às diretrizes de governo de austeridade e racionalidade no emprego de recursos orçamentários. A expectativa do titular da pasta é que mais duas pontes, também na localidade de São Sebastião, estejam recuperadas, se o tempo permanecer seco.

CAPACIDADE MÁXIMA

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, destaca que é importante que a comunidade respeite a capacidade máxima de toneladas permitida para cruzar as pontes. Assim, a orientação é que seja evitada a passagem de caminhões, máquinas e equipamentos acima de 12 toneladas nas pontes da localidade de São Sebastião. Almeida Rosa explica que o excesso de carga contribui para o desgaste das estruturas.

ATENÇÃO TAMBÉM À CIDADE

Além do Interior, duas pontes na zona urbana de Santa Maria também foram recuperadas. Uma das estruturas está localizada na Vila São João Batista e, a outra, sobre o Arroio Cadena, no trecho que divide os bairros Caturrita e Divina Providência. Nesse último local, foi feita a instalação de uma nova passarela, para dar condições adequadas aos moradores.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial