Inicial > Notícias > Professora da Rede Municipal de Ensino...

Notícias

24/07/2017

Professora da Rede Municipal de Ensino e professora da Fadisma lançaram livro em Portugal


Professoras foram convidadas pela Universidade Autônoma de Lisboa (Foto: Arquivo Pessoal)

A obra foi apresentada em Santa Maria, durante a Feira do Livro, em maio deste ano

 

O livro “Práticas Restaurativas: uma metodologia ao alcance do educador”, lançado na Feira do Livro de Santa Maria, no dia 06 de maio, atravessou o Oceano Atlântico e desembarcou em terras portuguesas para ser lançado, também, naquele país. A obra, das santa-marienses Cristiane Debus Pistoia e Isabel Cristina Martins Silva, foi lançada na última sexta-feira (21), na Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal. A primeira autora é professora de História da Rede Municipal de Ensino e acadêmica de Direito, já a segunda é assessora jurídica da Promotoria Regional de Educação e professora da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma).

Após lançar o livro em Santa Maria, as autoras foram convidadas a apresentar a obra na Universidade Autônoma, já que Cristina é mestranda naquela instituição. Autoridades santa-marienses, como o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, prestigiaram o evento em Portugal.

O livro objetiva apresentar fundamentos e metodologias de abordagem de práticas restaurativas, tratando-as como ferramenta de resolução de conflitos no ambiente escolar. É uma obra reflexiva, conforme as autoras, sobre os currículos de cursos de licenciaturas e que apontam caminhos práticos no sentido de contribuir para o fechamento de lacunas que permanecem ao final desses mesmos cursos.

“Acredito que os lançamentos, tanto no Brasil quanto em Portugal, possibilitaram a difusão de uma ferramenta efetiva na resolução de conflitos dentro do ambiente escolar”, disse Cristiane, que é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ione Parcianello e da EMEF Irmão Quintino.

"Foi uma grande oportunidade que nos foi dada pela Universidade Autônoma de Lisboa, pois poder multiplicar a metodologia das Práticas Restaurativas em Portugal é de suma importância", complementou Isabel Cristina.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Arquivo Pessoal
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial