Inicial > Notícias > Prefeitura promove ação descentralizada de Desenvolvimento...

Notícias

21/07/2017 21/07/2017 17h45m

Prefeitura promove ação descentralizada de Desenvolvimento Social no Quilombo de Palma


Atendimento ao quilombo deve continuar em agosto (Foto: Divulgação)

População quilombola passou por cadastramento e recebeu orientações diversas sobre programas sociais

 

A comunidade quilombola Arnesto Penna Carneiro, localizada no Distrito de Palma, recebeu a visita da equipe gestora do Cadastro Único (CadÚnico) do Município, na tarde desta sexta-feira (21). A ação descentralizada promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, busca oportunizar às comunidades em vulnerabilidade social o acesso aos programas do Governo Federal. Os cadastradores auxiliaram os moradores em ações como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de promoverem encaminhamentos para a confecção de documentos, como certidão de nascimento e carteira de identidade.

De acordo com a gestora do programa Bolsa Família, Claudemara Tolotti, cerca de 14 famílias vivem no quilombo. Esta foi a primeira ação descentralizada realizada este ano pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Outros locais e comunidades devem receber a vista do grupo gestor até o final do ano.

“Os quilombolas fazem parte dos grupos tradicionais específicos que compõem o CadÚnico, juntamente com os indígenas e assentados da reforma agrária. Nos próximos, meses vamos visitar outras localidades, pois o Cadastro Único é a porta de acesso aos programas sociais”, explica.

No começo de agosto os servidores devem retornar ao Quilombo Arnesto Penna Carneiro para concluir o trabalho iniciado neste mês. Depois, a ação descentralizada deve ocorrer na comunidade indígena Kaigang, localizada perto da Estação Rodoviária de Santa Maria, e na Aldeia Guarany, assentada nas terras da antiga Fundação Cultural e Educacional para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e Cultura (Fundae), no Distrito Industrial.

O Quilombo de Palma, como também é conhecido, ocupa uma área de 1,25 hectares, onde estão distribuídas 14 famílias que sobrevivem da plantação. Todos os moradores são descendentes de seu fundador, Arnesto Penna Carneiro, que dá nome ao quilombo.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Divulgação/SMDS
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial