Inicial > Notícias > PMEF e Delegacia Estadual da Receita...

Notícias

21/07/2017 18/08/2017 10h30m

PMEF e Delegacia Estadual da Receita promovem palestra sobre Educação Fiscal em Lavras do Sul


Cerca de 200 professores acompanharam as palestras (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Atividade serviu para apresentar iniciativas desenvolvidas em Santa Maria e incentivar a cidade a desenvolver projetos nos mesmos moldes dos utilizados no Município

 

Sonegação, corrupção e a necessidade da emissão de notas fiscais foram alguns dos temas que pautaram o curso de formação de professores com a temática Educação Fiscal, em Lavras do Sul. Promovido pela prefeitura da cidade, por meio das secretarias de Educação e Finanças, o curso incluiu palestras da coordenadora adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) de Santa Maria, Adriana Aires, e da delegada adjunta da Receita Estadual em Santa Maria, Ivanice Zanini Schultes.

O curso foi dirigido a professores da rede municipal e estadual e foi realizado na manhã da última quinta-feira (20). Aproximadamente 200 docentes participaram das palestras, que incluiu assuntos relacionados à função social do tributo, ao programa Nota Fiscal Gaúcha, às atividades e projetos desenvolvidos pelo PMEF em Santa Maria, com foco especial na nova campanha de emissão de notas fiscais do Município: “Peça Nota Santa Maria”. 

A iniciativa do curso partiu da fiscal tributária do município de Lavras do Sul, Jeruza Petrarca. Segundo ela, a não emissão das notas fiscais é uma concorrência desleal e a conscientização é o primeiro passo para combater crimes de sonegação e corrupção. Das escolas da cidade, pelo menos três já trabalhavam a Educação Fiscal e a Educomunicação, o que facilitou a atividade proposta durante o curso. 

Durante a atividade, a coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires, solicitou que os professores descrevessem em cartazes os projetos que podem ser trabalhados a partir da palestra nas escolas e alguns dos objetivos a serem alcançados. 

A professora Ruth Helena, que participou do curso, classificou como muito importante a abordagem a partir do tema da Educação Fiscal.

“É necessário que todos compreendam que temos direitos e deveres, assim seremos cidadãos ativos, participativos e solidários. Construiremos uma sociedade que saberá para onde vai a aplicação dos tributos”, completou ela. 

Estiveram presente, além dos docentes, as responsáveis pelas pastas de Educação e Finanças do município de Lavras do Sul e idealizadoras do curso, Ana Cristina Munhos e Claudia La Rocca Ferreira.

 

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Divulgação/ Prefeitura
Coordenação: Adriana Aires

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial